Por Tiago Mendonça
Tem surpresa no mundo da Fórmula 1, que está de volta e retoma as atividades neste fim de semana, depois de três semanas de férias. A equipe Red Bull Racing anunciou que o piloto francês Isack Hadjar sofreu uma lesão no punho e não disputa o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Para substituí-lo, a equipe convocou o neozelandês Liam Lawson, piloto da equipe-irmã Racing Bulls. A notícia é devastadora para Hadjar, que no ano passado conquistou justamente em Zandvoort seu primeiro pódio na F-1, com um terceiro lugar. Por outro lado, será uma redenção para Lawson.
No início de 2025, ele foi afastado da Red Bull depois de apenas duas corridas, alegadamente para preservá-lo em função do mau desempenho. Mais maduro e sob um regulamento totalmente diferente, Lawson tem agora uma nova oportunidade de mostrar serviço.
Um bom resultado pode ajudá-lo a cravar sua permanência na categoria. Neste momento, rumores dão conta de uma iminente promoção do líder da Fórmula 2, Nikola Tsolov, para um dos cockpits da Racing Bulls em 2027. Se isso ocorrer, seria na vaga de Lawson, já que Arvid Lindblad está garantido no time.
Não se sabe a extensão da lesão de Hadjar e por quanto tempo Lawson precisará ficar disponível para a Red Bull. Por enquanto, o acordo é apenas para este fim de semana. Para substituí-lo provisoriamente na Racing Bulls, o escolhido foi Yuki Tsunoda, piloto reserva dos dois times da marca de energéticos na F-1.
O GP dos Países Baixos será a 12ª de um total de 23 etapas previstas em 2026. O campeonato tem a liderança de Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, seguido por Lewis Hamilton, da Ferrari, 50 pontos atrás; e por George Russell, também da Mercedes, com 59 pontos de desvantagem.
Depois de uma rápida passagem pelo Brasil durante as férias, Gabriel Bortoleto espera manter o bom momento da Audi, que pontuou nas últimas três provas (duas vezes com ele e uma com Nico Hülkenberg). “Foi muito bom ter algumas semanas de folga para descansar e recarregar as energias, mas agora estou ansioso para voltar”, comentou o piloto.
“Aprendemos mais sobre o carro a cada corrida, desbloqueando mais do seu potencial ao longo do caminho, e é importante levar esse ritmo para a segunda metade da temporada. Zandvoort é sempre um bom desafio, e os finais de semana de Sprint tornam tudo um pouco mais intenso desde o início – mas é assim que a gente gosta. A primeira metade da temporada terminou de forma animadora, e agora o objetivo é continuar de onde paramos”, acrescentou Bortoleto.
A corrida sprint será disputada no sábado, 22, às 7h; e a prova principal está marcada para domingo, 23, às 10h da manhã no horário de Brasília.
Legenda: Liam Lawson
Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool

