Por Tiago Mendonça
Conhecida pelo clima instável, especialmente nesta época do ano, a cidade de São Paulo costuma “pregar algumas peças” nos pilotos e equipes da Fórmula 1. Períodos de sol e pista seca por vezes são sucedidos por momentos de chuva intensa, o que torna ainda mais difícil o trabalho dos estrategistas.
No ano passado, por exemplo, Max Verstappen largou em 16º, fez uma bela corrida na pista molhada e ainda contou com a sorte: uma bandeira vermelha na 32ª volta permitiu que ele e Esteban Ocon trocassem de pneus sem precisarem parar nos boxes, ganhando um tempo considerável.
Verstappen acabou ganhando a corrida, com Ocon em segundo. E como não poderia ser diferente, o fim de semana do GP de São Paulo de 2025 também pode ser marcado pelas condições climáticas. Existe previsão de chuva na sexta e no sábado, quando são realizados os treinos livres, classificações e corrida sprint.
Na sexta, 7, a chuva está prevista para chegar no meio da tarde, por volta das 15h, justamente quando terá início a sessão de definição do grid para a prova sprint. No sábado, 8, a expectativa é de pista molhada no período da manhã, o que pode impactar na corrida sprint.
Domingo, 9, a previsão é de tempo firme, mas temperaturas razoavelmente mais baixas do que no restante do fim de semana, entre 14ºC e 23ºC. Temperatura ambiente é um assunto relevante na Fórmula 1 porque nas últimas temporadas algumas equipes parecem sofrer mais e outras menos com o calor.
É o caso da McLaren, que possui um gerenciamento de desgaste dos pneus traseiros superior ao que se vê nas outras equipes. Já a Mercedes, é um time que tradicionalmente anda melhor em provas onde as temperaturas são mais amenas, como ocorreu no Canadá neste ano e em Las Vegas, em 2024.
A prova deste domingo será a primeira do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto correndo em casa com a Fórmula 1. Sua única experiência no autódromo de Interlagos até hoje se resume a uma prova de convidados da Stock Car, disputada em 2022, quando tinha apenas 17 anos de idade.
O último piloto brasileiro a correr de F-1 em Interlagos foi Felipe Massa, em 2017. Será um fim de semana desafiador para Bortoleto: por se tratar de um fim de semana sprint ele terá novamente apenas um treino livre para se adaptar ao circuito e já começar a buscar suas melhores marcas.
Legenda: Max Verstappen
Foto: Red Bull Content Pool

