Por Járcio Baldi
Aragon recebe nesse final de semana o Mundial de MotoGP, e os rumores da saída de Jorge Martin da Aprilia antes do término do contrato, continuam esquentando o paddock e a mídia internacional. Jorge Martin foi ao Circuito Marco Simoncelli, em Misano, participar do evento “All Stars” organizado pela Aprilia e foi calorosamente recebido por todos, principalmente pelos fãs. Jorge não participou com a intenção de pilotar, mas não resistiu e foi à cidade comprar um equipamento e deu dez voltas no circuito pilotando uma RS 660 da marca. Eu particularmente li na mídia que ele usou um macacão sem patrocinadores porque ja estava de saída da equipe. As pessoas escrevem coisas sem o mínimo sentido para terem visualizações e lucrar com isso.
A mídia adora situações onde possa existir rumores de desacordos e intrigas. Simples assim! Aliás o chefe da equipe, Massimo Rivola, que também participou, caiu e fraturou um dedo da mão e brincou: “Agora posso entender como um piloto machucado se sente”, referido-se às fraturas que Martin teve no inicio da pré-temporada.
Outro rumor é de que Pecco Bagnaia, vestirá azul da Yamaha, na próxima temporada. O piloto reafirmou que: “Eu já disse em Silverstone, que jamais abandonarei um contrato que eu tenha assinado”. “Quero ficar na Ducati e a fábrica quer que eu fique, até vi imagens minhas de azul na internet”. “Estou passando por um momento difícil, mas daí a sair da equipe é outra história” disse. Mas como se diz- na MotoGP, nunca diga nunca. Outro assunto que vem tomando conta da mídia é a assinatura do contrato com a Yamaha por Toprak Razgatioglu.
Nessa semana, Gino Borsoi, chefe da equipe Pramac-Yamaha, comentou que não existe nada assinado entre a fábrica dos três diapasões e o piloto. O piloto de testes da fabrica japonesa, Augusto Fernandes, que participará como convidado da prova de Aragon, afirmou que terá dois tipos de motores para testar nesse final de semana, mas garantiu que nenhum deles é o V4. Alex Rins, companheiro de Fabio Quartararo, disse que o piloto francês freia cerca de 15 metros depois dos demais pilotos que utilizam a M1, o que lhe dá uma grande vantagem sobre eles. O piloto espanhol também afirmou que a fábrica fez modificações nos sistema de abaixamento da moto que deixou Fábio fora do GP da Grã Bretanha e por pouco não tirou Rins.
Marc Marquez esteve na ponta durante toda a sexta-feira, confirmando seu favoritismo. O piloto espanhol está ‘sobrando’ com a Ducati. “Aqui, tudo acontece com mais naturalidade, mas também preciso de uma concentração extra para não cometer erros”. “Quando você se sente bem, tenta exagerar nas curvas em que se sente melhor, e pode cometer um erro” disse, lembrando sua queda nos EUA. Seu irmão Alex ficou com o segundo melhor tempo. Maverick Viñales, liderou as KTMs no primeiro dia e Joan Mir veio logo atrás como a melhor Honda, ficando à frente de Pedro Acosta. Mir afirmou que foi seu melhor dia no ano. O piloto da Aprilia, Ai Ogura, estará fora do GP na Espanha. O piloto ainda não se recuperou da queda nos treinos em Silverstone.
No sábado a corrida Sprint acontece às 10h da manhã (horário de Brasília) e no domingo a corrida normal às 9h com transmissão pela ESPN.
Legenda: Marc domina no primeiro dia em Aragon
Foto: MotoGP