Por Tiago Mendonça
George Russell não poderia ter sonhado com uma vitória mais tranquila no GP de Singapura de Fórmula 1, no domingo, 5. Na pole position, o piloto da Mercedes fez uma largada perfeita, evitou o ataque de Max Verstappen, da Red Bull, que vinha com pneus macios, e partiu para uma corrida sem sustos, cruzando a linha de chegada em primeiro e conquistando seu segundo triunfo na temporada.
Vencedor das duas últimas corridas, Verstappen resistiu à pressão de Lando Norris na parte final da prova e ficou com o segundo lugar. O britânico completou o pódio e garantiu o bicampeonato do Mundial de Construtores antecipado para a McLaren, que chegou aos 650 pontos com o terceiro lugar de Norris e o quarto, de Oscar Piastri, faltando ainda seis provas para o final da temporada. Este é o décimo troféu de Construtores da equipe de Woking.
Líder do Mundial de Pilotos, Piastri teve uma corrida apagada, sendo ultrapassado por seu companheiro de equipe logo na largada, quando quase se tocaram, e não conseguindo reagir durante as 62 duas voltas no circuito de Marina Bay, principalmente após perder muito tempo no pit stop, o que tem sido o calcanhar de Aquiles da McLaren.
Apesar de não vencer uma prova desde o GP da Holanda, no final de agosto, o australiano soma agora 336 pontos na liderança do campeonato, 22 a mais que Norris, com 314. Verstappen continua em terceiro com 273 e Russell, em quarto, com 237.
Companheiro de Mercedes de Russell, o novato Andrea Kimi Antonelli terminou em quinto, seguido pela dupla da Ferrari, com Charles Leclerc em sexto e Lewis Hamilton, em sétimo. O heptacampeão tentou uma estratégia diferente e chegou a ultrapassar Leclerc e Antonelli, mas seu carro foi perdendo desempenho e ele, posições.
Em uma prova extremamente exigente fisicamente por causa do calor e umidade, o experiente Fernando Alonso recebeu a bandeira quadriculada na oitava posição, em um fim de semana em que ele viveu a melhor sexta-feira com a Aston Martin, como ele mesmo definiu.
Oliver Bearman, da Haas, e Carlos Sainz, da Williams, completaram o top 10 da prova. O décimo lugar pode ser considerado uma vitória para Sainz, que teve de largar do fundo do pelotão após ter sido desclassificado do qualificatório de sábado, 4, por uma infração técnica do carro da equipe inglesa.
Estreante em Singapura, Gabriel Bortoleto terminou em 17º lugar. O brasileiro pouco pôde fazer durante todo o fim de semana com o carro da Sauber sofrendo com as exigências do circuito de Marina Bay. Gabriel ainda teve a asa danificada após toque com Lance Stroll, da Aston Martin.
A Fórmula 1 volta à ação a partir do próximo dia 17, com o início das atividades para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
Legenda: George Russell vence em Singapura
Foto: Mercedes