Por Járcio Baldi da Hungria
É uníssono no centro de imprensa do Mundial de Motovelocidade – MotoGP que Diogo Moreira estará com a Honda nos próximos três anos. Ainda não é oficial, mas o piloto brasileiro, apesar de ainda não afirmar sobre a assinatura do contrato, anda com um semblante calmo com e um sorriso nos lábios pelo paddock. Vamos aguardar o anúncio, que depende da fábrica japonesa.
Outra novidade, também não oficial, é a permanência de Jack Miller na Yamaha-Pramac. Segundo Mela Chércoles, do periódico espanhol “AS”, ao dar por perdido o jovem brasileiro para a Honda, a fábrica dos três diapasões optou em manter a experiência de Miller para auxiliar no desenvolvimento da moto com motor V4. Com isso o jovem espanhol Manuel González, líder do campeonato da Moto2, continuará mais um ano na categoria.
Gino Borsoy, o chefe da Equipe Pramac, não vê com bons olhos a contratação de mais um novato ao time, já que chegará em 2026, Toprak Razgatioglu, vindo da Superbike. A Yamaha também manterá Alex Rins que tem contrato de mais um ano com a Equipe Oficial, apesar dos maus resultados do piloto pela equipe.
Jorge Martin não anda com sorte em 2025. No primeiro treino em Balaton, o motor de sua RS-GP explodiu ao acelerar na última curva. A provável explicação da fábrica italiana seria de que Martin estava com a moto que ele havia se acidentado no GP da semana passada na Áustria. A KTM assinou um novo contrato com a Red Bull, pondo fim a especulações de que a fábrica de energéticos iria associar-se ao time da Honda. O chefe da fábrica para esportes a motor, Pit Beirer, disse que tal suposição seria totalmente insana. “Há apenas alguns dias, nosso contrato com eles foi renovado e esta é uma parceria duradoura desde 2003. “E se você pensar no que aconteceu no inverno passado, sem nossos amigos da Red Bull, simplesmente não teríamos conseguido manter todos os projetos vivos no mesmo nível e continuar a ter um bom desempenho, vencendo o Dakar, corridas de motocross, supercross e ainda participando da MotoGP” afirmou.
No primeiro dia de treinos, Diogo Moreira, terminou em primeiro na Moto2, à frente de Filip Salac e Manuel González. Os treinos classificatórios acontecem no sábado. Na Hungria nesse final de semana acontece também outra etapa da MotoE, e o brasileiro Eric Granado largará em terceiro, atrás do seu companheiro de equipe Mattia Casadei e de Lorenzo Baldassarri.
Na MotoGP Jack Miller e Alex Márquez receberam punições de três posições no grid de largada para o GP, no domingo, em Balaton Park. A dupla foi acusada de pilotar lentamente e atrapalhar outros pilotos durante os momentos finais e cruciais do treino livre da tarde de sexta-feira. A perda de posições não se aplica ao grid para a corrida sprint do sábado.
O espanhol Pedro Acosta, da KTM ficou com o melhor tempo da sexta, a 0,06s à frente de Marc Marquez. Acosta teve uma queda no final do treino, que o piloto achou muito estranha. Apesar de ter sido uma “highside” ele nada sofreu. “Muito estranho”, disse Acosta ao MotoGP.com, quando questionado sobre a queda. “Também tive uma dessas quedas estranhas em Phillip Island. Isso não é normal e hoje foi exatamente igual ao da Austrália. “Por isso, vamos ver o que está acontecendo. Felizmente, não sofri nada de grave, amanhã veremos como estarei” disse o murciano. No sábado teremos as duas provas da MotoE (7:10h e 11:10h) e a sprint da MotoGP(10h). No domingo a prova da Moto2 acontece às 7:15h e a MotoGP às 9h com transmissão pela ESPN.
Legenda: Diogo Moreira
Foto: Jarcio Baldi