Por Tiago Mendonça
Depois da pausa para as férias do verão europeu, a Fórmula 1 está de volta e trouxe pelo menos um resultado surpreendente no GP da Holanda. A corrida, disputada no último fim de semana, marcou o primeiro pódio da carreira do francês Isack Hadjar, de 20 anos de idade.
Hadjar foi o grande rival de Gabriel Bortoleto na disputa pelo título da Fórmula 2 no ano passado, e agora faz a temporada de estreia dele na Fórmula 1, correndo pela Racing Bulls. Hadjar largou em quarto lugar, fez uma corrida bastante consistente e subiu para a terceira posição com o abandono de Lando Norris, da McLaren, a menos de dez voltas para o final.
Foi o primeiro pódio da Racing Bulls desde o GP do Azerbaijão de 2021, quando a equipe ainda se chamava AlphaTauri.
Na disputa pelo título, o abandono de Lando Norris teve um impacto significativo. Agora, a nove provas do fim da temporada, ele está 34 pontos atrás do companheiro de equipe e líder do campeonato, Oscar Piastri. O australiano teve um fim de semana perfeito e conseguiu o primeiro Grand Chelem da carreira.
Essa expressão é usada para designar quando um piloto faz a pole position, a melhor volta e ganha a corrida liderando de ponta a ponta. É algo tão difícil de conseguir que o recorde já dura 60 anos e pertence a Jim Clark, que conseguiu o Grand Chelem oito vezes.
Essa foi a nona vitória da carreira do Piastri, que agora acaba de alcançar o próprio empresário, Mark Webber, nas estatísticas da Fórmula 1.
Mais de 300 mil pessoas acompanharam o fim de semana de corrida na Holanda, a maioria torcendo, claro, pelo herói local Max Verstappen. O segundo lugar acabou sendo um excelente resultado para ele, especialmente depois de uma ótima ultrapassagem sobre Norris na primeira volta de corrida.
Verstappen não subia no pódio havia quatro provas, a sequência mais longa da carreira dele desde o início de 2018. George Russell conseguiu o quarto lugar com a Mercedes, à frente de Alexander Albon, da Williams, e Oliver Bearman, da Haas. Gabriel Bortoleto teve problemas na largada e não pontuou.
Os carros da Ferrari não chegaram ao final. Hamilton bateu na 22ª volta, quando começava a garoar, apesar de não ter chovido de verdade; e Leclerc acabou sofrendo um toque de Andrea Kimi Antonelli, que foi punido pelo incidente. A próxima etapa da F1 é no circuito mais rápido de toda a temporada: a pista de Monza, na Itália, no próximo domingo.
Legenda: Isack Hadjar conquista podio na Holanda
Foto: Racing Bulls