Por Tiago Mendonça
A McLaren começou muito bem o fim de semana da 18ª etapa do Mundial de Fórmula 1, marcada para este domingo, 5, em Singapura. Oscar Piastri fez o melhor tempo do dia, com a marca de 1min30s714, e confirmou o favoritismo da equipe, que pode conquistar o título mundial de Construtores já neste fim de semana.
Para assegurar a conquista por antecipação entre as equipes, basta a McLaren colocar pelo menos um carro entre os três primeiros colocados. Um quarto lugar, somado a uma décima posição, também são suficientes, independentemente do resultado das adversárias – que aliás, não foram muito bem.
A segunda posição ficou com Isack Hadjar, da Racing Bulls, aproveitando-se do fato de ter um carro muito competitivo para curvas mais lentas, como é o caso em Singapura. O francês ficou à frente inclusive de Max Verstappen, da Red Bull, que fez o terceiro melhor tempo.
Verstappen se disse satisfeito com o que viu nos treinos livres, especialmente considerando o mau desempenho nesta prova específica nos últimos anos – Singapura é a única pista do calendário onde ele jamais venceu. A surpresa do dia foi o bom rendimento da Aston Martin.
O veterano Fernando Alonso, de 44 anos de idade, foi o mais rápido na primeira sessão (realizada ainda com a luz do dia) e terminou em quarto no segundo treino (disputado à noite, mais próximo do horário de classificação e da corrida). Lando Norris ficou em quinto lugar, a quase meio segundo do líder Piastri.
Ele foi prejudicado por incidente nos boxes, em que Charles Leclerc foi liberado para a faixa rápida do pit lane sem a devida atenção por parte do mecânico responsável. Leclerc acabou atingindo a dianteira do carro de Norris, que foi jogado no muro do pit lane e quebrou parte da asa.
O dia da Ferrari esteve longe do ideal, com Leclerc acabando apenas em nono e Lewis Hamilton, em décimo. A equipe briga com a Mercedes pelo vice-campeonato mundial de Construtores. Neste momento, a Mercedes é a vice-líder, quatro pontos à frente da Ferrari.
Mas os carros da equipe alemã também não impressionaram na sexta-feira. George Russell bateu e provocou o acionamento da bandeira vermelha, terminando em último lugar. Andrea Kimi Antonelli também não brilhou, ficando em antepenúltimo. Gabriel Bortoleto ficou em 15º, a três décimos de Nico Hülkenberg.
Legenda: Oscar Piastri
Foto: McLaren