Por Tiago Mendonça
Lando Norris é o novo líder da temporada 2025 da Fórmula 1. No domingo, 26, o britânico da McLaren venceu o Grande Prêmio do México de ponta a ponta e reassumiu o topo da tabela, restando apenas quatro etapas para o fim do campeonato.
Ele fez valer a pole position no circuito Hermanos Rodríguez com uma boa largada, liderou todas as 71 voltas com autoridade e cruzou a linha de chegada com impressionantes 30 segundos de vantagem.
Ele chegou a 357 pontos e ultrapassou seu companheiro de equipe Oscar Piastri, que foi apenas o quinto colocado e alcançou 356 pontos. Apesar do excelente desempenho, Norris foi vaiado pelo público no momento das entrevistas, mas reagiu com personalidade.
“As pessoas podem fazer o que quiserem. Eles têm o direito de vaiar, é o esporte. Não sei o motivo, mas não consigo parar de rir quando estou sendo vaiado”, comentou Norris, que também rebateu as críticas sobre o tratamento dado a Piastri na Itália, quando o parceiro precisou devolver posição a ele. “Acho que, como equipe, tentamos fazer as coisas de forma justa. Foi isso que dissemos lá atrás”, concluiu.
Charles Leclerc, da Ferrari, recebeu a bandeira quadriculada em segundo, seguido por Max Verstappen, da Red Bull, que completou o pódio e manteve o sonho do título.
O holandês ficou perto de superar o monegasco nas voltas finais, mas um virtual safety car impediu a ultrapassagem. Oliver Berman, da Haas, fez uma grande prova na Cidade do México e foi o quarto colocado, seu melhor resultado na carreira.
Kimi Antonelli e George Russell, da Mercedes, foram sexto e sétimo, respectivamente. Russell chegou a ter uma discussão pelo rádio com a equipe, pedindo para Antonelli ceder posição para que ele tivesse uma chance de atacar Bearman.
Lewis Hamilton, da Ferrari, não aproveitou a terceira posição no grid de largada e foi apenas o oitavo colocado. Ele se envolveu em uma disputa forte com Verstappen no início da prova e precisou pagar uma punição de 10 segundos por cortar a pista por fora.
Esteban Ocon, da Haas, terminou em nono e fechou a zona de pontuação ao lado de Gabriel Bortoleto. O brasileiro da Sauber fez uma mais uma corrida sólida após largar em 16º e pontuou pela quinta vez na temporada, com uma bela ultrapassagem sobre Isack Hadjar nas voltas finais.
As emoções da reta final da F1 retornam nos dias 7, 8 e 9 de novembro com o GP de São Paulo em Interlagos.
Legenda: Equipe McLaren comemora vitória no México
Foto: McLaren

