Por Tiago Mendonça
O primeiro dia de atividades do GP da Itália, na sexta-feira, 5, em Monza, serviu para encher de esperança o torcedor da Ferrari. Se é verdade que a McLaren continua na frente e Lando Norris foi o mais rápido do dia, também não dá para negar que o bom desempenho dos carros vermelhos chamou a atenção.
Lewis Hamilton foi o mais rápido na primeira sessão; enquanto no segundo treino, Charles Leclerc terminou na segunda colocação, apenas 0s083 distante do líder Norris. Hamilton terá de cumprir uma punição de 5 posições no grid de largada, por conta de uma infração no GP anterior. Mas ainda assim as perspectivas são boas.
De forma geral, a Ferrari parece ter se apresentado como a “segunda força”, à frente de Mercedes e Red Bull, pelo menos em ritmo de classificação. Uma visão exata da relação de forças virá no treino de classificação, que está marcado para este sábado, 6, às 11h da manhã no horário de Brasília.
A corrida será disputada em 53 voltas no domingo, 7, a partir das 10h. Correndo em casa, a Ferrari aproveita o fim de semana para correr com um layout em homenagem ao primeiro título de Niki Lauda, conquistado com a Ferrari 312T no próprio circuito de Monza, em 1975.
O carro traz a tampa do motor na cor branca e linhas finas nas cores da bandeira da Itália, bem como grafismo similar ao da época no nome dos pilotos. Os uniformes estão na cor azul, como antigamente. “Eu me sinto orgulhoso de poder homenagear o Niki este fim de semana”, falou Lewis Hamilton.
O piloto britânico viveu com Lauda uma relação quase paternal durante o período em que os dois trabalharam juntos na Mercedes, entre 2013 e 2019, quando Lauda faleceu. “Ainda sinto como se ele estivesse aqui comigo. Às vezes, sinto que posso ouvi-lo, porque sei exatamente o que ele diria em cada situação”.
“Vai ser especial correr em Monza pela Ferrari. Por um momento, vou voltar aos meus tempos de criança, assistindo Michael Schumacher sair dos boxes. Só que desta vez sou eu, e farei de tudo para não decepcionar os fãs”, concluiu Hamilton, que é o maior vencedor da história em Monza, justamente ao lado de Schumacher: cinco vitórias cada um.
Legenda: Lewis Hamilton
Foto: Pirelli