Por Tiago Mendonça
A F-1 retornou das férias e Lando Norris mostrou que não está para brincadeiras: dominou os dois primeiros treinos livres para o GP da Holanda, realizados nesta sexta-feira, 29. Depois de liderar a dobradinha da McLaren no TL1, o britânico voltou a ser o mais rápido na segunda sessão.
Ele registrou 1min09s890, deixando para trás seu companheiro de equipe e líder do campeonato, Oscar Piastri, que ficou apenas em terceiro com o tempo de 1min09s979. Se a briga pelo título da temporada se restringe aos pilotos da equipe de Woking, com uma diferença de apenas nove pontos entre Piastri e Norris, o britânico voltou das férias da categoria já deixando claro logo de cara que não pretende facilitar em nada a vida do australiano nas dez corridas que faltam.
Intruso no domínio papaya, Fernando Alonso se meteu entre os pilotos da McLaren e confirmou o bom momento da Aston Martin ao terminar em segundo, fazendo sua melhor volta em 1min09s977. O bicampeão foi seguido por George Russell, da Mercedes, em quarto, com 1min10s274, e Max Verstappen, da Red Bull, em quinto, com 1min10s478.
Mesmo rodando durante o treino, Lewis Hamilton se recuperou do resultado decepcionante no TL1 e fechou o dia com 1min10s738, para colocar a Ferrari em sexto. Atrás do heptacampeão ficou Yuki Tsunoda, da Red Bull, com 1min10s795, e seu companheiro de time, Charles Leclerc, que terminou em oitavo, com 1min10s834.
Franco Colapinto, da Alpine, com 1min10s957, e Nico Hülkenberg, com 1min11s080, fecharam o top 10 de um treino interrompido por bandeiras vermelhas. Uma delas por conta do acidente de Lance Stroll. Ele bateu na curva 3, que tem inclinação de 19 graus, lembrando circuitos ovais. Foi nessa mesa curva que Daniel Ricciardo se lesionou em 2023. Stroll não se feriu.
Ao contrário da primeira sessão, Gabriel Bortoleto não conseguiu ficar entre os dez melhores e terminou na 13ª posição com o tempo de 1min11s320. “A pausa foi boa para mim, para ir ao Brasil e ficar com a minha família! Mas eu já estava com vontade de voltar. Quero aproveitar ao máximo para continuar meu aprendizado nessas dez provas finais”, comenta Gabriel Bortoleto.
A programação da F-1 em Zandvoort prossegue neste sábado, 30, com o último treino livre marcado para 6h30 no horário de Brasília. A classificação, definindo o grid de largada, será disputada às 10h. No domingo, 31, também às 10h, começa a corrida da Holanda, com transmissão ao vivo da Band.
Legenda: Gabriel Bortoleto
Foto: Sauber