Por Jarcio Baldi da Áustria
Nesse final de semana, durante o evento da MotoGP na Áustria, foi anunciado o calendário da nova categoria que participará do Mundial de Motociclismo: o Harley Davidson Bagger World Cup. O evento utiliza como base as motos Harley-Davidison e Indian. Em 2026 serão seis eventos e doze corridas.
Numa entrevista exclusiva ao jornalista espanhol Mela Xércoles -Diário AS- Jorge Martin afirmou que teve medo de morrer. “Estive mais perto da morte do que eu gostaria”, afirmou o atual campeão do mundo. “Lembro-me, especialmente, daquele momento em que estava no hospital e pensei que estava indo embora”. “Senti por dentro que estava e liguei para a María (namorada dele) e para a minha mãe, porque queria me despedir, aquele momento de desabafo foi… nossa, meus cabelos se arrepiam só em pensar” disse Martin.
Quando perguntado se lhe atacava mais o fisico ou o moral Jorge respondeu: “No meu caso, as duas coisas”. “Foi uma lesão, depois outra, dói, te deixa dormente, você tem que se recuperar, mas a terceira foi muito mental, tipo ‘Não aguento mais isso e tenho que parar’. E continuou: “Parei de ir à câmara hiperbárica e à fisioterapia, e comecei a comer com extrema ansiedade, precisava me desligar das motos e fiquei assim por alguns meses, até voltar a treinar e me preparar”.
Em relação ao rompimento com a Aprilia, Martin afirmou: “Quando você está em uma situação tão difícil, como a que passei, onde você tem medos, como o de não saber se voltará a pilotar, ou caso retorne e de não conseguir ser tão rápido como era, você acaba tendo momentos de dúvidas e incógnitas e às vezes tem que tomar decisões” disse. O piloto finalizou dizendo que esse entrave acabou fortalecendo a união entre as duas partes. “O importante é que nos uniu e houve um progresso enorme no evento Martín-Aprilia de fevereiro para cá; há uma relação muito mais próxima com toda a equipe, com a diretoria e com a imprensa”. “Tudo está mais unido”. “Agora tenho certeza de que é aqui que quero estar no próximo ano, onde quero lutar por um Campeonato Mundial e fazer história novamente, é isso que me realiza” finalizou Jorge Martin.
Em relação ao movimento de Diogo Moreira para a próxima temporada, a SKY-Itália afirmou que a oferta da Honda, colocaria Diogo já na MotoGP em 2026, substituindo Somkiat Chantra como companheiro de Joan Zarco na Equipe LCR, e posteriormente o jovem brasileiro, que também está sendo sondado pela Yamaha, teria mais dois anos de contrato na Equipe Oficial- Honda HRC. Roberto Brivio, gerente da Italtrans-Moto2, equipe de Diogo, disse estar honrado pelo interesse de equipes da categoria principal em seu piloto. “Talvez mais um ano na Moto2 o ajude a se desenvolver, mas não se pode perder certas oportunidades, porque nunca se sabe o que pode acontecer em um ano”, afirmou Brivio.
Casey Stoner está na Austria para um evento que acontece na manhã de domingo com outros antigos campeões como Giaccomo Agostini. Os pilotos estarão em pista com suas lendárias motos. O australiano criticou o elevado nível de tecnologia do atual motociclismo onde os novos pilotos não aprendem como deveriam e, apenas aceleram, já que a eletrônica faz grande parte do trabalho, e que atualmente a pilotagem não precisa tanto ter um alto nível de sensibilidade. O australiano disse também que, como na F1, os custos aumentaram muito com o atual desenvolvimento da aerodinâmica.
Nesse final de semana acontece também a etapa da MotoE, onde corre outro brasileiro, Eric Granado. As duas provas da categoria acontecem no sábado (7:15h e 11:10h) e as provas da categoria principal acontecem: sprint às 10h do sábado e a principal na manhã de domingo às 9h, com transmissão pela ESPN.
Legenda: Franco Morbidelli
Foto: Jarcio Baldi