Por Tiago Mendonça
A vitória de Lando Norris no México na semana passada foi a confirmação que a McLaren precisava para mostrar aos rivais que continua sendo o melhor carro do grid da Fórmula 1. Sem vencer uma corrida, até então, desde a Holanda, no fim de agosto, a equipe de Woking viu a briga pelo título do Mundial de Pilotos deixar de ser uma disputa interna entre Norris e Oscar Piastri e passar a ter três protagonistas com a aproximação perigosa do tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull.
Mais do que recolocar Norris na liderança do campeonato, o triunfo do britânico devolveu ao time a confiança que precisava para a reta final da temporada, restando apenas quatro etapas no calendário.
“A confiança em termos do campeonato aumentou”, falou Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, após a 13ª vitória da escuderia britânica em 2025. “Aumentou porque provamos que temos um carro capaz de vencer corridas e, em algumas condições, dominar provas.”
“Este é o fator mais importante para colocar Lando e Oscar em condições de lutar pelo Mundial de Pilotos. Não acho que seja uma questão de matemática. Acho que se trata de competitividade. E era importante confirmar isso”, continuou o italiano.
Stella também comentou o desempenho de Piastri no México, onde chegou em quinto. Desde a vitória no GP da Holanda, o australiano vem patinando nas últimas etapas e não tem conseguido repetir as mesmas atuações consistentes do primeiro semestre, perdendo, por isso, a liderança do Mundial para o companheiro de equipe.
“No que diz respeito a Oscar, mesmo tendo perdido alguns pontos para Verstappen, Oscar aprendeu muito com este fim de semana”, avaliou o dirigente. “Definitivamente saímos encorajados e otimistas para a parte final da temporada.”
Com Norris liderando o campeonato com 357 pontos contra 356 de Piastri e 321 de Verstappen, a reta final da temporada promete ser eletrizante na briga pelo título de pilotos. Enquanto isso no Mundial de Construtores, a McLaren já conquistou seu troféu de campeã de forma antecipada, no GP de Singapura.
“Acho que a vitória só vai fortalecer a confiança do Lando e será importante para as últimas quatro corridas. Mas acho que tanto Lando quanto Oscar chegam às últimas quatro provas com motivos para estarem confiantes”, finalizou Stella.
Legenda: Piastri busca se recuperar no campeonato
Foto: McLaren

