Por Járcio Baldi
No último domingo no Japão, Marc Marquez não venceu a prova, como se esperava, mas tornou-se campeão de 2025, igualando em número de títulos(9) a seu rival Valentino Rossi. Até o momento, Marc venceu 11 provas e 14 sprints nessa temporada. Numa corrida sem muitas emoções o vencedor foi Pecco Bagnaia, que também venceu a sprint de sábado, sinalizando que, talvez seu calvário dessa temporada tenha terminado. Mas o italiano passou por um susto, quando, a quatro voltas do final sua moto começou a soltar fumaça do motor. Os fiscais chegaram a ir ao box da Ducati, pois se houvesse vazamento de óleo o piloto estaria colocando em risco os demais pilotos, mas os engenheiros da Ducati os convenceram de que não havia vazamento de qualquer liquido.
Gigi Dall’Igna, estava super feliz com o titulo de Marc e com a dobradinha da Ducati. “Quando contratei o Marc, sabia que era o melhor para a Ducati, mas não imaginei que seria dessa forma”. “Ele dominou a temporada e fez um trabalho inacreditável, honestamente, é muito fácil trabalhar com ele.” “Além de ser rápido na pista, fica claro quando ele comenta os problemas da moto”, comentou Dall’Igna. “Mesmo nas dificuldades, ele é calmo e tenta resolver os problemas” . “Depois deste ano, entendo muito bem por que demoramos tanto para vencer o primeiro campeonato, porque o Marc é inacreditável quando está na pista com a moto, sendo muito difícil lutar contra, ele quer vencer sempre” finalizou ao chefão da fábrica italiana.
Na camisa de comemoração do 9° titulo de Marquez estava escrito: ‘more than a number’ (mais foi que um número), referindo-se de que não tratava-se de chegar ao titulo de número nove, mas sim de sua luta contra si mesmo para superar a grave lesão no braço direito. “O mais difícil foi lutar contra o Marc: era o Marc contra o Marc. Um Marc dizia para parar, o outro Marc dizia para continuar, mas, no final, tentei seguir meu instinto, dar o meu melhor, nunca desistir e tentar. Não quero me lembrar do que passei, só quero aproveitar o momento”, disse o espanhol, atual eneacampeão mundial.
Ducati em festa, e dessa vez com Pecco Bagnaia bastante feliz por obter uma dupla vitória no final de semana do Japão, mas disse que também estava zangado por não ter testado esse ajuste na moto antes. “Tivemos algumas dificuldades durante a temporada, mas finalmente o teste em Misano nos deu a oportunidade de testar coisas que me ajudaram muito. Algumas coisas bastante específicas que também me ajudaram em outras situações.” “Estou superfeliz com isso, finalmente encontramos o caminho.” O tempo de prova de 42m e 9s de Bagnaia quase correspondeu exatamente ao seu tempo de vitória em Motegi na temporada passada. Uma das mudanças foi a troca da suspensão dianteira com 15mm menor do que a da GP25.
Na Moto2, Diogo Moreira, que tem certo seu contrato com a Honda por três temporadas na MotoGP, ficou com o terceiro posto e agora ocupa a vice-liderança do campeonato, diminuindo a diferença para o líder para trinta e quatro pontos, faltando cinco etapas para a final do campeonato e cento e vinte e cinco pontos em disputa. Diogo é um piloto constante e bastante consistente e nesse ano tem estado sempre entre os primeiros. “Estou muito feliz por esse resultado, conquistar um pódio aqui foi muito importante para nós” disse Moreira. A próxima etapa acontece na Indonésia, dias 3 a 5 de outubro.
Legenda: Marc Marquez
Foto: MotoGP