Por Tiago Mendonça
Dez corridas. É tudo o que a Fórmula 1 tem para definir um novo campeão mundial a partir deste domingo, 31. Depois de um intervalo de pouco mais de três semanas de férias, a categoria retoma as atividades com o GP da Holanda, no clássico circuito beira-mar de Zandvoort.
O piloto da casa e atual campeão, Max Verstappen, parece cada vez mais longe da disputa pelo título, especialmente pela má fase da Red Bull. O holandês não vai ao pódio a quatro corridas, experimentando uma seca que não vivia desde 2018 (antes, portanto, de seu primeiro título mundial).
A ausência dele na briga direta pelo título é o elemento que coloca todas as atenções sobre Oscar Piastri e Lando Norris, os dois pilotos da McLaren. Ambos lutam pela chance de ganhar o campeonato pela primeira vez na carreira. Piastri lidera, nove pontos à frente de Norris.
A pista traz boas lembranças para Norris, que largou na pole position e venceu a corrida do ano passado, incluindo uma bela ultrapassagem sobre Verstappen. Ele foi o único capaz de superar o holandês correndo em casa nesta nova fase do GP da Holanda. Desde 2021, apenas Verstappen vencia.
Além da intensa expectativa em torno do rumo da disputa pelo título, a semana de retorno da Fórmula 1 também foi importante para destravar o mercado de pilotos. A Cadillac, equipe que estreia na próxima temporada, enfim anunciou sua dupla para 2026: será formada por Valtteri Bottas e Sergio Pérez.
Os dois pilotos voltam ao grid de largada, já que não tinham vaga como titulares neste ano. O anúncio frustrou as esperanças de uma oportunidade ao brasileiro Felipe Drugovich, que chegou a negociar com a equipe e seria a primeira opção caso o time decidisse investir em um jovem talento.
A Cadillac se prepara para realizar, em breve, seus primeiros testes visando o próximo campeonato. A ideia é utilizar um modelo antigo da Ferrari – fornecedora de motores do time – para testar operações e procedimentos típicos de um fim de semana de corrida.
Quanto ao GP da Holanda, a programação começa nesta sexta-feira, com dois treinos livres. No sábado, haverá mais uma sessão livre e, posteriormente, a classificação para definição do grid de largada. A corrida está marcada para domingo, às 10h no horário brasileiro.
Legenda: Yuki Tsunoda
Foto: Red Bull Content Pool