INDÚSTRIA VERDE
A Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) da Câmara dos Deputados aprovou, o parecer favorável do deputado Zé Adriano (PL-AC) ao Projeto de Lei, que prioriza o financiamento da indústria verde no Programa de Financiamento às Exportações (Proex). Medida aprovada na Câmara reposiciona o Brasil na economia de baixo carbono e amplia competitividade internacional. “O Brasil vive uma oportunidade histórica. Com nossa matriz renovável, temos condições reais de nos tornarmos referência na nova economia mundial”, afirmou Zé Adriano.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) completou vinte anos de atuação dedicada à inserção internacional do agronegócio brasileiro. Desde 2005, a secretaria conduz negociações sanitárias e fitossanitárias, promove o diálogo e a cooperação com parceiros estrangeiros, apoia em questões tarifárias e de defesa comercial e coordena ações de promoção comercial e inteligência.
5º BRASÍLIA SUMMIT
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, do 5º Brasília Summit, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e pelo jornal Correio Braziliense. O diretor técnico da entidade, Bruno Lucchi, palestrou no painel “Contratos, crédito e garantias: como aumentar a confiança jurídica nas operações rurais”. Durante sua exposição, Lucchi destacou que os produtores rurais vivem um momento crítico em relação ao endividamento.
COLÔMBIA
A Maizall – Aliança Internacional do Milho promoveu em Bogotá, na Colômbia, missão interna que inclui uma série de reuniões estratégicas. Representantes da entidade se reuniram para avaliar as ações realizadas ao longo deste ano e alinhar as pautas prioritárias para 2026. Também participaram, de um encontro que reuniu associações e instituições privadas envolvidas em toda a cadeia do milho na Colômbia, desde a produção até o consumo. Foi apresentado os objetivos da Aliança Internacional do Milho, detalhando seus principais pontos, e os representantes do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina mostraram as realidade de produção de milho em cada país.
MEL E CASTANHAS
Cooperativas da agricultura familiar exportadoras de mel e castanhas ganharão fôlego financeiro adicional com a abertura de um apoio emergencial na modalidade Apoio à Formação de Estoques (AFE) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) destinou até R$ 30 milhões para a iniciativa, que será operacionalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a fim de atender produtos afetados por tarifas adicionais aplicadas às exportações brasileiras.
DESACELERAÇÃO DA ECONOMIA
Apesar de um consumo ainda resiliente e de um mercado de trabalho aquecido, o cenário macroeconômico brasileiro apresenta sinais de desaceleração. O relatório Radar Macroeconômico do Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) destaca que no início de 2025, as expectativas de mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apontavam para uma variação de 2% em relação ao ano anterior, segundo o relatório Focus. Para 2026, as estimativas indicam avanço mais moderado, em torno de 1,8%. A desaceleração esperada para o PIB em 2025, ocorre em um contexto macroeconômico complexo e multifacetado.
ARGENTINA
Produtores agrícolas, formuladores de políticas, acadêmicos e estudantes têm a oportunidade de aprender em profundidade sobre a agricultura argentina visitando o país sul-americano com uma associação que é referência internacional em ciência, inovação e networking. A Associação Argentina de Produtores de Semeadura Direta, parceira estratégica do IICA , está organizando sua Visita Técnica Agronômica em março de 2026, com o objetivo de explorar como a inovação e o cuidado do solo. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista



