Járcio Baldi da Hungria
Uma dobradinha sul-americana na Moto2, a primeira na categoria.. David Alonso chegou à frente de Diogo Moreira e obteve sua primeira vitória na categoria. O Colombiano, de dezenove anos, obteve sua 19ª vitoria no Campeonato Mundial. Diogo Liderou grande parte da prova, mas não suportou a pressão de Manuel Gonzales. Alonso chegou nas duas últimas voltas e superou ambos. Na luta entre Alonso e Gonzalez, Diogo aproveitou para superar o espanhol. “Segui a estratégia para a prova e foi um ótimo resultado, faltam oito provas e continuaremos lutando” disse o brasileiro que agora está a 31 pontos atrás do líder do campeonato Manu Gonzalez. O áudio da entrevista encontra-se no final dessa matéria.
Na MotoE, Eric Granado ficou em terceiro na primeira prova, mantendo sua posição de largada. Já na segunda prova, o brasileiro teve problemas no amortecedor traseiro e não conseguiu manter sua posição de largada, finalizando a prova em sétimo. O brasileiro ainda sente dificuldades para pilotar devido à fratura da perna direita que tem provocado dores ao piloto.
Na categoria MotoGP, Marc Márquez continua invencível. Cruzou a linha de chegada quatro segundos à frente de seus oponentes. O piloto agora soma 23 vitórias de 28 possíveis( 12 na sprint aos sábados e 10 no domingo). O próximo GP será na Catalunha e se Marc sair do território espanhol com uma vantagem de 10 pontos sobre seu irmão Alex, terá a chance de ser campeão na etapa de Misano, a doze quilômetros de distância da casa de Valentino Rossi, seu arqui rival. Marc disse que foi uma corrida anormal por ter sido bastante tranquila e quando questionado sobre possibilidade de ser campeão já em Misano disse: “Espero ter a oportunidade de ser campeão no Japão ou Indonésia, pois se for já na Italia significaria que meu irmão teria um péssimo final de semana em Barcelona e eu desejo sempre o melhor para ele”.
Pedro Acosta, da KTM, fez uma brilhante corrida, saindo em sétimo e chegando em segundo. Vale lembrar que o piloto teve sua sessão de classificação prejudicada por uma queda ainda faltando sete minutos para o término do treino classificatório. Todos sabemos que largando de trás é bastante complicado, ainda mais num circuito truncado como o de Balaton, onde é difícil de se ultrapassar. Jorge Martin, está cada vez mais próximo do grupo da frente e durante o GP da Hungria conquistou doze posições, sete das quais na primeira volta. O piloto cruzou a linha de chegada em quarto, atrás de seu companheiro de equipe Marco Bezzecchi. Segundo o chefe da fábrica italiana, Paolo Bonora, a equipe encontrou um bom “set up” eletrônico para o freio motor da Aprilia RS-GP.
A Yamaha tem planos para a estreia de sua nova moto com motor V4 em Misano, com o piloto de testes Augusto Fernandes, segundo o Diretor do time Paolo Pavesio. “Em Misano, nosso objetivo é ver Augusto Fernandez correndo pela primeira vez com nosso novo protótipo M1 com motor V4, este é um sinal concreto do nosso compromisso com o futuro”, disse. Caso isso seja possível, durante os testes oficiais , na segunda feira após o GP de San Marino, Fábio Quartararo terá a oportunidade de pilotar a nova M1 V4 e dizer suas impressões.
O italo-brasileiro Franco Morbidelli, teve um pódio na sprint, logo atrás de seu companheiro de equipe Fabio Di Giannantonio, mas no domingo terminou a prova em sexto tendo que deixar Luca Marini passar, por uma punição em errar uma curva e cortar caminho, mesmo estando bem à frente de seu oponente. “Foi uma corrida difícil”. “Eu estava tentando fazer o pneu traseiro(macio) durar o máximo possível, mas, infelizmente não consegui, e não tinha velocidade para lutar” disse Morbidelli.
A próxima etapa acontece em 07 de setembro, daqui a quinze dias na Catalunha.
Legenda: Diogo Moreira e Manuel Gonzales
Foto: Jarcio Baldi