Por Tiago Mendonça
Imagine passar 15 na Fórmula 1, disputar 239 corridas, fazer até pole position e nunca ter conseguido subir no pódio. Pois é, foi exatamente o que viveu o alemão Nico Hülkenberg. Ele estreou em 2010 pela equipe Williams e desde então nunca havia conseguido chegar entre os três primeiros.
Mas esse tabu, não existe mais: 5.603 dias depois da estreia dele na F-1, Hülkenberg finalmente foi ao pódio no caótico GP da Inglaterra, disputado no último domingo. Um resultado surpreendente por uma série de razões. Primeiro, por se tratar da Sauber, que até o início desta temporada tinha o pior carro do grid.
Depois, pelo próprio fim de semana difícil que o Hülkenberg vivia. Ele largou apenas em 19º lugar, sem muitas perspectivas para a corrida. Mas a prova teve início com pista úmida, começando a secar, o que fez com que seis pilotos parassem ainda no princípio da corrida, para trocar os pneus intermediários pelos slicks.
Só que ainda não era hora de fazer isso e eles sofreram para manter o carro na pista. Incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto, que bateu na quarta volta. Hülkenberg adotou uma estratégia diferente, não trocou pneus, e foi ganhando posições. Ele só foi parar na 10ª volta, e aí tomou uma decisão muito inteligente em conjunto com a equipe.
Pediu mais um jogo de pneus intermediários, porque estava começando a chover de novo. Esse timing foi fundamental, porque os outros ficaram na pista, a chuva se intensificou e eles perderam tempo. Quando a primeira rodada de pit stops foi concluída, Hulk subiu para a quarta posição.
Na 34ª volta, de um total de 52, ele conseguiu a ultrapassagem sobre Lance Stroll, assumindo o terceiro lugar. Mas ainda não tinha nada garantido. Mesmo porque Lewis Hamilton, recordista de vitórias na pista de Silverstone, vinha crescendo na prova e tinha condições de ameaçar esse pódio.
Só que a Sauber escolheu de novo o momento perfeito para trocar os pneus. Hamilton parou na 41ª volta e trocou os intermediários por macios. Hulk ficou na pista e parou uma volta depois, tirando os intermediários e colocando os médios. Essa volta a mais acabou fazendo a diferença.
Hülkenberg abriu vantagem em relação a Hamilton e não foi mais atacado, conseguindo o primeiro pódio dele na F-1.
Lá na frente, mais uma vez, duelo entre os carros da McLaren. Oscar Piastri liderava a corrida e era o favorito, mas cometeu uma infração durante o safety-car, reduzindo de mais a velocidade, e recebeu uma punição de 10s. Lando Norris, que estava atrás dele, se aproveitou para tomar a liderança e vencer pela oitava vez, a primeira na Inglaterra.
Agora, a diferença entre eles no campeonato é de apenas oito pontos a favor de Piastri. O pole position Max Verstappen, que impressionou no sábado, rodou sozinho numa relargada, logo depois daquele incidente que resultou na punição ao Piastri. A próxima etapa da F-1 é o GP da Bélgica, no dia 27 de julho.
Legenda: Lando Norris vence em casa
Foto: McLaren