Conecte-se conosco

Esportes

Você pensa que conhece Interlagos!

Publicado

em

Por Marcelo Pinto

Quando se fala em Interlagos, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os carros de fórmula 1 ou rifes das guitarras dos grandes shows de rock, mas na realidade, esses são apenas alguns dos grandes eventos que acontecem em um complexo de mais de 1 milhão de metros quadrados. Eventos dessa magnitude movimentam mais de 100 mil pessoas por dia e deixam milhões de reais na economia da cidade em toda cadeia turística. Entretanto, o autódromo não acaba aí. O que o paulistano não sabe é o quanto Interlagos tem vida própria e atividades diárias, isso mesmo, de segunda a domingo. São escolas de pilotagem, treinos de pista, eventos corporativos, filmagens e outras grandes competições automobilísticas de nível nacional e internacional. Isso apenas na pista oficial com seus atuais 4309 metros de traçado e desafios (eram 7960 metros na sua inauguração em 12 de maio de 1940), reforçando ano a ano o seu status de “templo do automobilismo mundial”. Tão representativo, que entendo fazer parte dos circuitos clássicos do mundo junto com Silverstone, Le Mans, Spa Francorchamps, Mônaco, Indianapolis, Nurburgring e outros. Qualquer piloto do mundo sonha em correr na casa de Ayrton Senna, Piquet, Barrichello, Fittipaldi e outros tantos pilotos brasileiros que brilharam pelo mundo da Fórmula 1, inclusive José Carlos Pace, falecido em 1977 e que dá nome ao autódromo desde 1985.

O complexo conta ainda com outras áreas para realização de atividades simultaneamente: o retão de arrancadas, a pista auxiliar “Ferradura”, a pista de off-road e em especial o kartódromo Ayrton Senna, espaço único e berço de formação de pilotos. Ninguém no Brasil se profissionaliza no automobilismo sem ter passado pelo nosso kartódromo. Uma pista altamente técnica, em excelentes condições de pilotagem, e hoje, palco de campeonatos disputadíssimos, além de também servir para treinos e lazer. Ou seja, você pode sim, alugar um equipamento e se divertir com os amigos ou família como em qualquer kart indoor da cidade, a diferença é que aqui é Interlagos. Já no retão, normalmente aos sábados e domingos, os aficcionados por velocidade fazem suas disputas com a maior segurança possível, em um local apropriado para isso e não nas ruas colocando a vida dos outros em risco. Como em um clube, as pessoas vêm e passam o dia assistindo as arrancadas de carros extremamente preparados para isso.

Outra coisa que poucos sabem, é que todo entorno do autódromo é um parque público, de livre acesso para caminhadas e outras atividades. Um pequeno bosque também está presente em uma de suas laterais. Já na área interna, temos uma APP (área de preservação permanente), um fragmento de mata atlântica com aproximadamente 20.000m² e 3 nascentes que formam um lago de 30.000m² com algumas espécies de peixes.

Interlagos tem uma vizinhança repleta de empresas que vivem em função das atividades do autódromo. São oficinas especializadas em preparação de carros e motores, as já mencionadas escolas de pilotagem, aperfeiçoamento e direção defensiva, além do comércio de equipamentos esportivos. Atividades estabelecidas há décadas e que sustentam centenas de famílias ao longo desses 81 anos de existência do complexo.

Enfim, se você pensa que conhece Interlagos, com toda certeza, grande parte dos paulistanos jamais ouviram falar disso tudo ou sequer tiveram a oportunidade de algum dia por os pés aqui dentro. Quem mora nas redondezas ou passa na frente, ouve o barulho e sabe que alguma coisa acontece aqui dentro, já quem não tem essa rotina, imagina que o autódromo é um espaço ocioso.

Vale lembrar também que o automobilismo precede o futebol nas nossas paixões esportivas, já que antes de uma criança levantar e chutar uma bola, com toda certeza ele já empurrava um carrinho no chão enquanto engatinhava.

Foto: Divulgação

Continue lendo