Por Járcio Baldi
Diogo Moreira protagonizou a chegada mais apertada na história da categoria Moto2. A vitória escapou das mãos do brasileiro por apenas 0,003s (três milésimos de segundo). Segundo o piloto, foi o melhor final de semana nos seus dois anos na categoria, e faltou apenas a vitória. No sábado o brasileiro foi o mais rápido ficando com a pole, entrando para a história nacional de ser o primeiro piloto nessa categoria a obter a pole. Na corrida cravou a melhor volta da prova. Mas nem tudo foram flores. Diogo largou em primeiro, mas logo nas primeiras curvas caiu para a terceira posição, mas manteve-se sempre no pelotão da frente, Moreira procurou salvar os pneus para o final e na última volta chegou à liderança. O brasileiro até que abriu uma certa vantagem sobre Deniz Öncü (pronuncia-se ondiú), que também buscava sua primeira vitória na categoria, sabendo que o turco era mais rápido no último setor do circuito. A chegada ficou para a história da Moto2.
“Estou muito feliz por estarmos no caminho certo, devemos continuar trabalhando para entender melhor sobre o desgaste dos pneus”. “Esse foi o melhor final de semana para nossa equipe ate o momento, devemos festejar o resultado” disse o brasileiro que está cada vez mais próximo de sua primeira vitória na categoria e com o resultado ocupa a terceira colocação no campeonato.
Na MotoGP, a dominância do conjunto da melhor moto e melhor piloto (Ducati-Marc Marquez) continua seu reinado, com o espanhol fazendo como diz o ditado: “barba, cabelo e bigode”. Marc tornou-se o primeiro piloto desde ele mesmo na Alemanha, em 2015, a liderar todas as sessões de um fim de semana de grande prêmio. “Se quero lutar pelo campeonato, não posso repetir erros, como em Jerez e principalmente o de Austin, hoje eu estava muito focado” disse.”Quando faltavam seis, sete voltas, comecei a pensar nesses erros, mas então eu estava olhando para o tempo da volta e estava pilotando em 1min47s, sem concentração total, então decidi aumentar o ritmo para estar focado novamente” disse o líder do campeonato. Marc admitiu que ficou muito chateado em Jerez porque seu irmão obteve a primeira vitória na categoria e ele não pode comemorar com ele no pódio.
Pecco Bagnaia chegou em terceiro logo atrás de Alex Marquez, mas apesar do pódio continua em seu calvário. “Sinto-me vitorioso hoje, apesar do terceiro posto” disse o piloto que terminou a corrida Sprint de sábado, apenas na 12ª posição. “É um terceiro lugar fantástico neste momento; não só para mim, mas também para a equipe, porque eles estão trabalhando muito para entender a minha situação e sei que é difícil para eles”. “Por exemplo, esta manhã (referindo-se ao domingo antes da prova), decidimos mudar pequenos detalhes, e isso fez uma grande diferença para mim, porque consegui frear mais forte sem travar os pneus” disse o italiano. Jack Miller, salientou que Pecco passa por um problema de sensibilidade e confiança sobre a moto. “Passei muitas voltas atrás do Pecco na minha carreira, na Sprint, observei que ele está neutro com a moto, sem muita inclinação, o que geralmente é seu ponto forte”. “O ombro interno dele, normalmente é igual ao interior da moto e ele usa bastante o corpo, algo que eu gostaria de poder fazer mais”. “Na Sprint, ele ficou meio que no centro da moto, porque não confia no que ela está fazendo ou no que vai fazer, especialmente nas primeiras curvas fluidas”. “Ele fez curvas com menos ângulo de inclinação, parecendo que ele está com dificuldades de inclinar mais a moto” afirmou o veterano.
O piloto da Aprilia, Marco Bezzecchi, teve problemas no treino classificatório e largou em 20º, mas cruzou a linha de chegada em 8º, numa grande recuperação. “Não foi um bom resultado com esse ritmo que tínhamos”.”A moto está melhorando dia a dia, a fábrica está trabalhando muito duro”. “O esforço está valendo a pena”
Segunda-feira, após a prova, aconteceram os testes oficiais no circuito de Aragon. A Aprilia finalizou o dia com o segundo melhor tempo, seis milésimos atrás da KTM de Viñales, que testou uma nova carenagem. “Conseguimos ganhar mais velocidade nas curvas, mas ainda não sabemos se homologaremos para Mugello” disse Maverick. Próxima etapa será dia 22 junho em Mugello, Itália.
Legenda: A chegada mais apertada na história da Moto2
Foto: MotoGP