Ao utilizar este site, você concorda com os Política de Privacidade and Termos de uso.
Aceitar
Jornal o Dia SPJornal o Dia SPJornal o Dia SP
Notificação
Aa
  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Politica
  • Economia
  • Esportes
  • São Paulo
  • Publicações Legais
  • Acervo – Edições Anteriores
    • Editais
  • Edição do Dia
  • Contato
Leitura: Sanepar apresenta iniciativas paranaenses no Global Water Summit, em Berlim
Compartilhar
Aa
Jornal o Dia SPJornal o Dia SP
  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Politica
  • Economia
  • Esportes
  • São Paulo
  • Publicações Legais
  • Acervo – Edições Anteriores
  • Edição do Dia
  • Contato
Pesquisar...
  • Home
  • Sobre
  • Notícias
  • Politica
  • Economia
  • Esportes
  • São Paulo
  • Publicações Legais
  • Acervo – Edições Anteriores
    • Editais
  • Edição do Dia
  • Contato
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
Jornal o Dia SP > Blog > Paraná > Sanepar apresenta iniciativas paranaenses no Global Water Summit, em Berlim
Paraná

Sanepar apresenta iniciativas paranaenses no Global Water Summit, em Berlim

jornalodia
Ultima atualização: 2023/05/16 at 10:44 PM
jornalodia Publicados maio 16, 2023
Compartilhar
Compartilhar

A Sanepar foi um dos destaques do Global Water Summit 2023, principal evento executivo do setor de água do mundo, realizado em Berlim, na Alemanha. O evento reuniu importantes lideranças mundiais e debateu os desafios e soluções para promover a disponibilização de água potável, a coleta e tratamento de esgoto a partir de bases sustentáveis, notadamente em um contexto de incertezas e mudanças climáticas.

O diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, foi convidado pela Global Water Intelligence para participar como anfitrião da mesa-redonda que abordou as 40 questões cruciais para a água em 2023, bem como pelo Global Water Leards Group para participar de oficina, com outras 300 lideranças mundiais, que debateu a aceleração dos serviços de utilidade pública no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água limpa e saneamento para todos.

O presidente falou das oportunidades e desafios da Companhia, citando iniciativas de inovação para a sustentabilidade e destacando, dentre outros, a licitação internacional da Parceria Público-Privada (PPP) para serviços de esgotamento sanitário em 16 municípios de uma das três microrregiões criadas pelo Estado do Paraná, com investimentos previstos de mais de R$ 1 bilhão para um período superior a 24 anos.

Stabile também foi um dos debatedores do evento fechado para líderes que integram a plataforma Utilities for Climate (U4C), a convite do International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial. A Sanepar integra a plataforma U4C do IFC desde 2021 e vem desenvolvendo iniciativas voltadas à adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

Ele citou como exemplo o projeto da Reserva Hídrica do Iguaçu na Região Metropolitana de Curitiba, a mais afetada pela estiagem recente. “Iniciamos as primeiras obras desse projeto, que prevê soluções baseadas na natureza ao longo de 150 quilômetros, para a conservação, tratamento, reservação e possível captação de água, aumentando a resiliência hídrica e atendendo mais de 3 milhões de pessoas”, disse.

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, participou como painelista e debatedor da sessão que teve como tema principal de que forma o financiamento climático pode resolver o metano gerado no processo de saneamento. O gerente apresentou os projetos da Sanepar na área de medição e aproveitamento energético de biogás, incluindo as recentes iniciativas na área de hidrogênio renovável.

“A recuperação energética do biogás proveniente do tratamento de esgoto é aderente aos movimentos mundiais de transição energética e que primam pela economia circular. Na Sanepar, tal prática colabora ainda para redução de custos operacionais, geração de eventuais receitas acessórias e diminuição das emissões de gases indutores de efeito estufa”, afirmou. A sessão teve a participação de pesquisadores e consultores internacionais.

Neste mês a Sanepar publicou chamamento público visando a seleção de parceiro estratégico para transformação do lodo de esgoto em fertilizante orgânico ou organomineral. Outra frente de inovação e oportunidades é a produção de energia renovável a partir de fontes diversas, como hidroenergia, energia solar e o biogás.

O biogás, em especial vindo do tratamento de esgoto, possibilita várias utilidades: geração de energia elétrica, calor para secagem do próprio lodo, biometano, gás carbônico líquido e até hidrogênio renovável.

Fonte: AENPR

Você pode gostar também

FIDC Agro Paraná recebe R$ 261 milhões e inicia nova era do crédito rural no Estado

Paraná lidera grupo de sete estados que têm mais dinheiro em caixa do que dívidas

Serviços e turismo acumulam altas nas atividades no Paraná em 2025, aponta IBGE

Líder em empregos via Agências do Trabalhar, Paraná está 217% à frente do segundo colocado

Governador destaca salto na educação do Paraná ao receber prêmio Político Humanizador

jornalodia maio 16, 2023 maio 16, 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter E-mail Imprimir
O DIA DE SP EDITORA E AGENCIA DE NOTICIAS LTDA - CNPJ 39.732.792/0001-24 | Rua Carlos Comenale, 263 - 3* andar - Bela vista (SP) - Copyright © 2025 - Jornal O Dia SP

WhatsApp

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?