Por Tiago Mendonça
Seis corridas, quatro vitórias de Oscar Piastri. Aos poucos, o Mundial de Fórmula 1 vai ganhando a cara do piloto australiano, de 24 anos de idade. Ele foi o principal destaque do GP de Miami no último domingo (4), vencendo a corrida mesmo depois de largar em quarto lugar.
A ultrapassagem decisiva veio na 14ª de 57 voltas, depois de um duelo espetacular com Max Verstappen. Piastri calculou muito bem a manobra na curva 1, forçando Verstappen a frear mais tarde para se defender. Isso fez com que o holandês passasse reto na freada, perdendo a posição para Piastri.
Um verdadeiro jogo de xadrez. Logo depois, Verstappen passou a ser atacado pelo companheiro de Piastri na McLaren, Lando Norris, que teve muito mais dificuldades para passar. Quando conseguiu a manobra, na 18ª volta, a diferença para o Piastri já era de 8s e a corrida estava praticamente decidida.
Não foi uma prova fácil para Norris. Logo na largada, ele caiu de segundo para sexto, depois de dividir as curvas 1 e 2 com Verstappen. Norris reclamou de ter sido jogado para fora da pista, mas os comissários não viram nada de errado na disputa e ele teve de fazer uma corrida de recuperação, chegando em segundo.
Verstappen terminou apenas na quarta posição, depois de ter sido ultrapassado por George Russell. Foi o quarto pódio do Russell na temporada, mantendo a Mercedes como a vice-líder do Mundial de Construtores.
O domingo também trouxe à tona o momento complicado vivido pela Ferrari, que teve de lidar com cobranças públicas de Charles Leclerc – e Lewis Hamilton – em relação à forma como estavam gerenciando a corrida, especialmente em relação ao momento de deixar, ou não, o companheiro de equipe passar.
Leclerc chegou a deixar Hamilton passar, mas depois, como o ritmo não era tão forte, a Ferrari pediu para devolver a posição. Hamilton chegou a ser irônico com o engenheiro via rádio após o pedido. Eles chegaram em sétimo e oitavo, com Leclerc na frente.
Um dos principais destaques do fim de semana foi o italiano Andrea Kimi Antonelli. Na corrida Sprint, disputada no sábado, ele largou na pole position, tornando-se o piloto mais jovem da história a largar na primeira posição.
Aos 18 anos de idade, superou um recorde que pertencia a Sebastian Vettel, pole na itália em 2008 aos 21. Mas vale lembrar que as corridas Sprint, mais curtas e valendo menos pontos, não são oficialmente contabilizadas nas estatísticas da Fórmula 1.
A Sprint foi vencida por Lando Norris.
O brasileiro Gabriel Bortoleto viveu um fim de semana de altos e baixos, conseguindo a melhor posição de largada dele no ano, em 13º na corrida principal, três posições à frente de Nico Hülkenberg. Mas no domingo, um problema no motor impediu que ele terminasse a prova.
A F1 faz agora uma pequena pausa para voltar à Europa, com o GP da Emilia-Romagna marcado para o dia 18 de maio, no circuito de Imola.
Legenda: Piatri vence em Miami e amplia diferença
Foto: McLaren