Por Tiago Mendonça
Max Verstappen fez valer a pole position e conquistou uma vitória dominante no GP do Azerbaijão, disputado neste domingo, 21. O tetracampeão mundial de Fórmula 1 liderou todas as 51 voltas e chegou ao seu 67º triunfo na carreira, o quarto na atual temporada.
“Este fim de semana foi incrível para nós. Monza já foi ótimo, mas vencer aqui é fantástico. O carro funcionou muito bem com os dois compostos. Tivemos ar limpo o tempo todo e pudemos cuidar bem dos pneus. Nunca é fácil por aqui, ventava muito, mas estou incrivelmente feliz com este desempenho”, falou Verstappen.
A corrida em Baku ficou marcada pelo abandono precoce de Oscar Piastri, que bateu no muro logo na primeira volta. O líder do campeonato teve um fim de semana para esquecer: já havia sofrido um acidente no Q3 da classificação e ainda queimou a largada, caindo para último lugar.
O abandono encerrou uma sequência de 44 corridas de Piastri recebendo a bandeirada, que era a segunda maior da história (perde apenas para Lewis Hamilton, que terminou 48 corridas seguidas).
George Russell, da Mercedes, fez uma prova sólida após largar em quinto lugar e cruzou a linha de chegada na segunda posição, seguido por Carlos Sainz, que conquistou seu primeiro pódio com a Williams. Sainz foi a grande atração em Baku, largando na primeira fila depois de um classificatório muito movimentado.
A quarta posição ficou com Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, seguido por Liam Lawson, da Racing Bulls, e Yuki Tsunoda, da Red Bull. Lando Norris, da McLaren, foi apenas o sétimo colocado e conseguiu descontar seis pontos em relação a Piastri na briga pelo título.
Agora, o australiano soma 324 pontos contra 299 do companheiro de equipe.
A Ferrari amargou mais um fim de semana longe da briga pelas primeiras posições. Lewis Hamilton recebeu a bandeira quadriculada em oitavo, logo à frente do companheiro de equipe Charles Leclerc. Isack Hadjar, da Racing Bulls, completou a zona de pontuação.
O brasileiro Gabriel Bortoleto não conseguiu escalar o pelotão e cruzou a linha de chegada em 12º lugar com a Sauber. No entanto, foi beneficiado pela punição a Alex Albon e herdou a 11ª colocação.
Os resultados adiaram, pelo menos por enquanto, a festa do título de Construtores da McLaren. Mas a comemoração segue muito próxima de acontecer. A equipe precisa agora de apenas 13 pontos para selar a conquista por antecipação já na próxima etapa, o GP de Singapura, no dia 5 de outubro.
Legenda: Max Verstappen
Foto: Red Bull Content Pool