Os passageiros do Metrô agora podem pagar a tarifa diretamente em catracas exclusivas das estações, utilizando cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximação. A iniciativa faz parte de um novo projeto piloto, iniciado na segunda-feira (1º), com duração inicial de seis meses e possibilidade de prorrogação, que busca avaliar a aceitação dos passageiros e ajustes que possam ser feitos.
O teste foi iniciado nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha e ao longo de dezembro será disponibilizado nas linhas 2-Verde e 15-Prata. Serão aceitos cartões Mastercard, Visa e Elo habilitados para pagamentos por aproximação. Durante o período do piloto, será permitido o pagamento de uma passagem por cartão utilizado, sem considerar as regras de integração. Quem utilizar o cartão, só poderá voltar a passá-lo em uma catraca do Metrô após 30 minutos. Esse período poderá ser reduzido após a análise dos testes.
Cada estação terá ao menos um bloqueio (catraca) exclusivo para o pagamento com cartões de débito e crédito, não sendo aceito em um primeiro momento o uso de cartões virtuais em smartphones ou smartwatches. Esses bloqueios estarão sinalizados e as estações de maior movimento contarão com promotores identificados para orientar no uso dos cartões (confira na relação abaixo).
A novidade traz como principais benefícios aos passageiros a rapidez no embarque, já que o pagamento acontece em segundos; mais conveniência, uma vez que dispensa recargas e uso de dinheiro físico; integração com meios digitais, permitindo utilizar cartões cadastrados em carteiras eletrônicas ampliando o leque de opções ao passageiro e melhorando o fluxo nas estações.
Atualmente, o embarque pode ser realizado com cartões de transportes (Bilhete Único ou Top), ou bilhetes QRCode. Com essa novidade os principais benefícios para os usuários são agilidade no embarque – o pagamento acontece em segundos, apenas aproximando o cartão físico no validador – e a praticidade, dispensando a compra antecipada de bilhetes e ampliando as opções disponíveis.
A medida reforça o compromisso com a inovação e a melhoria contínua da experiência dos usuários, alinhando-se aos padrões digitais já adotados em grandes sistemas de transporte ao redor do mundo.
Confira abaixo a lista de estações que já aceitam o pagamento da tarifa por aproximação:
Linha 1-Azul: Tucuruvi (estação com orientadores), Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê (estação com orientadores), Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento (estação com orientadores), Liberdade (estação com orientadores), São Joaquim, Vergueiro, Paraíso (estação com orientadores), Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas, Conceição
Linha 3-Vermelha: Palmeiras-Barra Funda (estação com orientadores), Marechal Deodoro, Santa Cecília, República (estação com orientadores), Anhangabaú (estação com orientadores), Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé (estação com orientadores), Carrão-Assaí Atacadista (estação com orientadores), Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim, Corinthians-Itaquera
- Início da aceitação no decorrer de dezembro:
Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente
Linha 15-Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial.
Fonte: Governo de São Paulo
Foto: Governo de São Paulo

