Por Tiago Mendonça
Pela primeira vez desde 1988, a McLaren conseguiu quatro dobradinhas consecutivas na Fórmula 1. Depois da Áustria, Inglaterra e Bélgica, a equipe terminou de novo com seus dois pilotos em primeiro e segundo lugares no GP da Hungria, disputado no último domingo, 3. É apenas a segunda vez na história que a McLaren consegue esse feito.
A última, havia sido na dominante temporada de 1988, com Ayrton Senna e Alain Prost, entre os GPs do México e da França. Não é um recorde absoluto, porque a Ferrari e a Mercedes já conseguiram cinco dobradinhas consecutivas no passado. Mas ainda assim, é uma estatística que ajuda a exemplificar a dominância da McLaren na F1 atual.
Esta foi também a vitória de número 200 da história da equipe, que só perde para a Ferrari, com 248.Mas isso não quer dizer que foi um fim de semana sem surpresas. Muito pelo contrário.A começar pela pole position conquistada por Charles Leclerc, oficialmente a primeira da Ferrari nesta temporada.
Vale lembrar que Lewis Hamilton fez a pole da prova sprint na china, mas ela não vale para efeitos estatísticos. A alegria de Leclerc, no entanto, durou pouco. No domingo, ele enfrentou problemas com o chassi do carro, e não conseguiu nem subir no pódio. A terceira posição ficou com George Russell, da Mercedes.
No duelo pela vitória, o que fez a diferença foi a ousadia de Lando Norris na estratégia.
Depois de uma largada ruim, caindo de terceiro para quinto, Norris escolheu fazer apenas um pit stop, contra dois dos adversários diretos. Essa decisão se mostrou acertada, porque Norris ganhou as posições de pista e depois não foi ultrapassado, mesmo com Piastri virando mais rápido e com pneus em melhores condições no final.
Agora, a diferença entre eles na tabela de classificação é de apenas nove pontos. Fernando Alonso foi o quinto colocado com a Aston Martin, melhor resultado dele neste ano. Mas o grande destaque ficou mesmo por conta do brasileiro Gabriel Bortoleto, eleito “Piloto do Dia” pelos fãs.
Gabriel largou em sétimo, também adotou a estratégia de parada única e acabou em sexto lugar, seu melhor desempenho neste ano de estreia na F1. Um piloto brasileiro não chegava entre os seis primeiros desde Felipe Massa no GP do Bahrein de 2017, última temporada dele na categoria.
A Red Bull teve um fim de semana discreto, chegando apenas em nono lugar com Max Verstappen. Agora, a F1 faz uma pausa, nas férias do verão europeu, e dá um descanso para pilotos e membros das equipes. As atividades só voltam no dia 31 de agosto, com o GP da Holanda.
Legenda: Duelo entre Norris e Piastri no GP da Hungria
Foto: McLaren