Por Járcio Baldi
MotoGP na Alemanha, Circuito de Sachsenring. É nesse final de semana. A noticia boa que tivemos durante a semana, foi o retorno às pistas de Jorge Martin. O piloto participou de um teste com a Aprilia RS-GP25, no Circuito de Misano na Itália. O piloto confirmou sua participação no próximo GP, na República Tcheca. “Finalmente, depois de mais de três meses, estou de volta a uma moto da categoria, então estou superfeliz”. “É uma pena que eu tenha me lesionado tantas vezes, mas agora estamos de volta e isso é o mais importante”, afirmou o atual detentor do título.
Por outro lado o piloto da KTM, Enea Bastianini, foi hospitalizado durante a semana com diagnóstico de apendicite e não estará presente no grid do GP alemão. O piloto está sob tratamento, na tentativa de evitar uma cirurgia e obteve melhoras. Nenhum piloto substituirá o italiano nesse evento. Seu companheiro de equipe, Maverick Viñales foi apenas o 11º nos treinos da sexta feira. A Yamaha testou seu motor V4 com Andrea Dovizioso durante essa semana no Circuito de Brno. Miguel Oliveira, piloto da Pramac Yamaha, passou dois dias no palco do próximo GP, ajustando a M1, visando pontos fracos importantes, como o gerenciamento dos pneus em condições de calor, que tem sido um problema em Mugello e Assen, principalmente nas últimas voltas.
Pecco Bagnaia arriscou nessa sexta-feira ao reintroduzir um chassi Ducati que testado pela primeira vez durante o teste de Misano do ano passado. “Era importante tentar algo diferente, apesar do risco de ficarmos fora do Q2”, disse Pecco à TV Sky Italia. Bagnaia gostou do chassi da GP24 no teste de Misano do ano passado, mas novos desenvolvimentos foram interrompidos para não influenciar a luta pelo título com o piloto da Pramac Ducati, Jorge Martin. O italiano ficou com o nono tempo de sexta feira garantindo sua participação direta ao Q2. Fabio Di Giannantonio ficou com o melhor tempo da sexta feira, seguido por Alex e Marc Marquez, O italo brasileiro Franco Morbidelli ficou com o sexto melhor tempo, logo atrás de Fabio Quartararo e Pedro Acosta.
Na Moto2, Diogo Moreira começou o final de semana com o 16º tempo. No sábado a sprint race acontece às 10 da manhã, horário de Brasilia, e no domingo a prova da MotoGP será às 9h, logo após a prova da Moto2 que se inicia às 7:15h, com transmissão pela ESPN.
Legenda: Franco Morbidelli
Foto: MotoGP