Por Tiago Mendonça
Ultrapassar em Mônaco é quase impossível. É o circuito mais curto e mais estreito da Fórmula 1 e tem curvas contornadas a 50 km/h, como é o caso do grampo do Grand Hotel. Os engenheiros estimam que para fazer uma ultrapassagem lá, você precisa de um carro no mínimo 4s mais rápido.
Foi por isso que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) introduziu uma regra diferente e que trouxe bastante polêmica no último fim de semana. Os pilotos foram obrigados a cumprir dois pit stops.
Como se trata de um circuito pouco abrasivo e que exige pouco dos pneus, seria possível fazer a corrida inteira com o mesmo jogo, como aconteceu no ano passado. Então, pra dar uma movimentada nas estratégias, a F-1 decidiu fazer essa mudança específica para Mônaco.
O resultado foi uma corrida realmente mais movimentada, mas que trouxe cenas curiosas, especialmente com as estratégias adotadas pela Racing Bulls e pela Williams. Elas pediram que um dos pilotos reduzisse o ritmo, segurasse o pelotão, para dar tempo do outro cumprir suas paradas.
E funcionou: as duas equipes pontuaram com os dois carros. Mas muita gente se irritou com essa atitude. Entre eles, George Russell, da Mercedes, que protagonizou um dos melhores momentos da prova.
Como ele estava sendo segurado pelo Alexander Albon, e até com uma certa preocupação de segurança, porque Albon freava muito mais cedo, o Russell decidiu cortar caminho na Chicane do Porto. Simplesmente passou reto e ganhou a posição do Albon. Quando o engenheiro pediu para ele devolver, Russell negou e disse que ele preferia a punição do que continuar andando lento atrás do Albon. Evidentemente ele foi punido, mas serviu como uma forma de protesto para a atitude das equipes.
Na disputa pela primeira posição, Max Verstappen adotou uma estratégia ousada: adiou ao máximo o último pit stop e permaneceu na pista, esperando uma bandeira vermelha. Em caso de interrupção da corrida, os pilotos são autorizados a trocar pneus com a prova parada, sem perder tempo, o que seria benéfico pra ele. Mas isso não aconteceu.
Verstappen parou na penúltima volta para a troca de pneus e terminou na quarta posição. A vitória ficou com Lando Norris, que na véspera havia registrado a pole position com um novo recorde para o circuito de Mônaco: 1 min09s954. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o segundo, e Oscar Piastri terminou em terceiro.
Com esses resultados, Piastri segue líder do campeonato, mas agora apenas três pontos à frente de Norris. A próxima etapa da Fórmula 1 é já neste fim de semana, no circuito de Barcelona, na Espanha.
Legenda: Largada do GP de Mônaco
Foto: McLaren