MÁQUINAS AGRÍCOLAS: CIRCULAÇÃO
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados; aprovou, o substitutivo apresentado pela deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), vice-presidente da região Centro-Oeste da FPA, aos projetos apensados ao PL 724/2003. A proposta moderniza as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a circulação de tratores e máquinas agrícolas em vias públicas, oferecendo mais segurança jurídica ao setor e adequação à realidade operacional do campo.
BALANÇO 2025
Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) consolidou, em 2025, avanços importantes na modernização da gestão interna. A SE coordenou programas, projetos, ações e obras, além de gerenciar a carta de serviços, fomentando políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agropecuária brasileira. O ano foi marcado pela chegada de novos servidores aprovados no CPNU para reforçar o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Secretaria de Defesa Agropecuária, além da criação de iniciativas estruturantes como o Programa Nacional de Estradas Rurais (Proner), voltado para estradas vicinais, e o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq).
RENOVABIO
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destacou, o papel estratégico do RenovaBio como política de incentivo à produção de biocombustíveis no país, durante sessão especial do Senado, em comemoração aos oito anos de vigência do programa. O evento, promovido pela Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) e pela Comissão de Bioenergia do Instituto Pensar Agro (IPA) reuniu parlamentares, autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo para reconhecer os avanços e a relevância do programa para a transição energética, a descarbonização e o desenvolvimento sustentável do país.
BOLETIM HORTIGRANJEIRO 2025
Com boa oferta de tomate nos principais mercados atacadistas do país, os preços do produto registraram queda na média ponderada de 26,15% no atacado em novembro. É o que mostra o 12º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Essa maior disponibilidade do alimento nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas pela estatal pode ser explicada pela maturação mais acelerada do produto diante das temperaturas mais elevadas.
SAFRA DE GRÃOS 2025/26
A produção da safra de grãos 2025/26 está estimada em 354,4 milhões de toneladas, alta de 0,6% em relação a 2024/25. A área cultivada deve alcançar 84,2 milhões de hectares, crescimento de 3% (ou 2,5 milhões de hectares) em comparação com o ciclo anterior. No Sudeste, as chuvas foram mais bem distribuídas, sustentando condições adequadas para o desenvolvimento inicial das lavouras, apesar de áreas isoladas com menor umidade.
ACORDO UE MERCOSUL
A Comissão Europeia comunicou oficialmente o adiamento da assinatura do acordo para janeiro. A formalização do acordo estava prevista para o dia 20, durante a cúpula do Mercosul realizado em Foz do Iguaçu (PR), mas enfrentou resistência de países europeus, especialmente França e Itália, diante da pressão de agricultores contrários ao pacto. Negociado há mais de duas décadas, o acordo Mercosul–União Europeia criaria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 722 milhões de consumidores e um Produto Interno Bruto combinado de aproximadamente US$ 22 trilhões.
GESTÃO DO ALGODÃO
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) lançará, a partir de 15 de janeiro, o Sistema Integrado de Gestão do Algodão (SIGA), uma nova plataforma digital que passa a centralizar o acesso a todos os programas do algodão brasileiro. Desenvolvido em conjunto com as associações estaduais que integram a Abrapa, o SIGA marca um novo passo na modernização da gestão, da rastreabilidade e da sustentabilidade da cotonicultura nacional. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista



