Por Tiago Mendonça
O piloto argentino Franco Colapinto se acidentou na manhã de quarta-feira, 6, durante testes de pneus da Pirelli para a próxima temporada da Fórmula 1, no circuito de Hungaroring, justamente onde domingo passado foi disputado o GP da Hungria. A equipe Alpine informou que o piloto recebeu avaliação médica e se encontra bem após o corrido.
“Durante o segundo dia de testes de pneus da Pirelli em Hungaroring, esta manhã, Franco Colapinto sofreu um acidente na Curva 11. Franco foi avaliado no local, no centro médico, e está bem”, escreveu a equipe francesa nas redes sociais. Com a velocidade de 220km/h, Colapinto bateu no local considerado o “mais rápido” da pista e ficou com o carro severamente danificado.
Sua colisão marcou mais um episódio frustrante da atuação do argentino, já que em Hungaroring, ele encerrou a prova em 18º e ficou mais uma vez sem pontuar. Franco Colapinto foi anunciado como substituto do australiano Jack Doohan logo após o GP de Miami. Inicialmente em um contrato de corrida a corrida, o piloto vem se mantendo na montadora francesa apesar de grande pressão e críticas.
Sem resultados significativos, Colapinto demonstra dificuldades no cockpit desde sua estreia no GP da Emilia-Romagna. Neste momento, ele acumula oito corridas oficiais pelo time e nenhum ponto. Bem diferente do ano passado, quando estreou pela Williams e teve boas corridas no Azerbaijão e nos Estados Unidos. Por enquanto, todos os pontos da Alpine foram marcados por Pierre Gasly.
“Eu não tive esse problema no ano passado [atuando em nove corridas pela Williams], eu conseguia entrar direto e ser rápido imediatamente. Agora estou com um pouco mais de dificuldade com isso”, desabafou o argentino em entrevista pós-corrida no GP da Hungria. Rumores no paddock indicam que Valtteri Bottas, reserva da Mercedes, seria uma opção para substituir Colapinto.
É importante destacar que, se Colapinto não tem conseguido ajudar a Alpine, o contrário também é verdade: a equipe não tem oferecido condições de buscar os melhores resultados. No GP da Hungria, por exemplo, as duas paradas de box foram desastrosas e impediram qualquer reação por parte do piloto argentino (o primeiro representante da Argentina na F1 desde 2001)
Nos testes da Pirelli, a Alpine, a McLaren e a Racing Bulls aproveitaram para dar andamento nas preparações para 2026. No decorrer da temporada, outras montadoras também participaram dos ensaios. Esta é a última atividade da Fórmula 1 antes da chamada pausa do verão europeu. As corridas voltam no dia 31 de agosto com o GP da Holanda, em Zandvoort.
Legenda: Franco Colapinto
Foto: Pirelli