Por Tiago Mendonça
A temporada 2026 da Fórmula 1 começou com uma prova bastante movimentada na Austrália e a confirmação do favoritismo da Mercedes. A equipe fez a dobradinha na classificação – com George Russell na pole e Andrea Kimi Antonelli em segundo, mesmo depois de destruir o carro no terceiro e último treino livre.
Ambos ficaram cerca de meio segundo à frente do terceiro colocado, o francês Isack Hadjar, da Red Bull.
Na corrida, de forma geral esse domínio da Mercedes se manteve, apesar da pressão esboçada pelos carros da Ferrari nas dez primeiras voltas. Valendo-se do sistema de largada mais eficaz, que vinha sendo observado desde os testes, Charles Leclerc saiu de quarto e assumiu a liderança ainda na primeira curva.
Russell caiu para segundo e os dois passaram a trocar de posições insistentemente ao longo das primeiras voltas, muito em função da administração de energia aplicada por cada um.
As chances de vitória da Ferrari começaram a se esvaziar com um erro de estratégia. Na 11ª volta, Hadjar parou na pista com problemas no motor Red Bull Ford, forçando a intervenção do safety-car virtual. Valendo-se do menor tempo de pit sob bandeira amarela, Russell e Antonelli pararam. Mas a Ferrari, não.
Leclerc permaneceu na pista em primeiro e Lewis Hamilton assumiu a segunda colocação. “A gente deveria ter parado pelo menos um dos carros”, observou Hamilton imediatamente via rádio. Mas o estrago já estava feito. A Ferrari só foi parar bem depois, na 25ª (Leclerc) e na 28ª voltas (Hamilton), em bandeira verde.
Somando este prejuízo ao excelente rendimento dos carros da Mercedes, ficou impossível impedir a dobradinha de Russell e Antonelli.
“Não foi uma corrida fácil, e essa vitória é muito saborosa. Parabéns para toda a equipe, eles fizeram um trabalho incrível”, agradeceu George Russell. “A gente teve um começo caótico, uma largada difícil com a disputa com o Leclerc, mas depois do pit stop foi uma questão de administrar os pneus”.
Leclerc foi o terceiro, Hamilton o quarto e o campeão Lando Norris, da McLaren, o quinto. Max Verstappen terminou em sexto mesmo depois de bater na classificação, largando em 20º. O brasileiro Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada em nono lugar, conseguindo os primeiros pontos da nova equipe Audi na F-1.
Dono da casa, o australiano Oscar Piastri fez uma presepada: bateu na volta de alinhamento e ficou fora da corrida.
Legenda: George Russell
Foto: Mercedes

