INADIMPLÊNCIA NO AGRO
A Serasa Experian publicou em seu site, que a inadimplência no agro, foi de 8,3% da população rural no terceiro trimestre de 2025. Dívidas com instituições financeiras concentram a maior parte da inadimplência, A análise por faixa etária mostrou produtores mais experientes como menos inadimplentes. A Região Sul tem melhor desempenho entre as demais com inadimplência de 5,5%Entre as regiões do país, a Sul foi a que marcou o menor percentual de inadimplência no terceiro trimestre de 2025, essa de 5,5%. O Sudeste vem em seguida, com 7,0%. Em seguida estão o Centro-Oeste (9,4%), o Nordeste (9,7%) e o Norte (12,4%).
AGROINDÚSTRIAS
É indiscutível a importância de os produtores do nosso país o Brasil, ganhar bem mais e criar um movimento nacional para a industrialização das commodities. Por exemplo: se exportarmos o café, a soja, etc. em grãos, nós receberemos muito menos do que industrializar essa matéria prima do agro. O processamento de verduras e frutas, produz muito mais divisas do que apenas commodities. Transformar frutas em geleias, compotas e conserva gera muito mais renda com o valor agregado da indústria.
EM ANGOLA AFRICA
A Africa não é tão longe assim, prova disto é as relações com Angola, país que fala o idioma português, e isso ajuda muito. Representantes do governo brasileiro, inclusive o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de várias reuniões, visando avançar nas tratativas para um acordo Brasil-Angola, direcionado a produção agrícola. Produtores brasileiros, formalizaram disposição para investir em projetos agrícolas no país africano. Existem oportunidades de venda de máquinas, equipamentos, sementes, insumos e transferência de tecnologia, enquanto Angola avança na produção de alimentos e na segurança alimentar.
BOLETIM PROHORT
As informações do 1º Boletim Prohort de Janeiro/2026, edição que traz dados de Dezembro/2025, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que acompanha a comercialização de hortigranjeiros com maior representatividade no consumo nacional nos principais entrepostos do país, afirma que o mercado hortigranjeiro registra estabilidade nos preços da laranja e da maçã e elevação nas demais frutas e hortaliças.
CENTRO DE CANA
O novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Geraldo Melo Filho, participou de uma visita técnica ao Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Ribeirão Preto, referência nacional e internacional em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico para a cadeia sucroenergética. O secretário conheceu o centro de pesquisa do Programa Cana IAC que desenvolve trabalhos em melhoramento genético, ciências do solo, caracterização de ambientes de produção, fitotecnia, manejo de pragas e doenças e estimativas de produtividade.
TRIGO/CEPEA
A produção global de trigo na safra 2025/26 deve ser recorde, ultrapassando em mais de 42 milhões de toneladas a da temporada anterior, aponta análise do Cepea com base em dados do USDA. A previsão é que a safra mundial alcance 842,17 milhões de toneladas, enquanto o consumo é estimado em 823,9 milhões de toneladas. Esse cenário deve elevar os estoques finais e a relação estoque/consumo. A produção brasileira de 2025 foi estimada em 7,873 milhões de toneladas.
CEAGESP SP: ARROZ
Banco Ceagesp de Alimentos recebe da Conab 13,5 toneladas de arroz. A primeira remessa de alimentos de 2026 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acaba de chegar ao Banco Ceagesp de Alimentos (BCA), em São Paulo, 13,5 toneladas de arroz, adquiridas pela Conab de cooperativas gaúchas, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No ano passado, a Ceagesp através de parcerias, fez chegar 436 toneladas de alimentos com qualidade comprovada, a quase 5 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista



