FRANGO RECORD HISTÓRICO
A produção de carne de frango em 2026 pode chegar a cerca de 15,86 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume representa um novo recorde na série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), superando a estimativa de produção deste ano, que é de 15,5 milhões de toneladas. O bom resultado da avicultura de corte, junto com a suinocultura, influencia positivamente a produção de carnes no país. Devem ser produzidas no país 32,6 milhões de toneladas de carnes, quando somadas as três principais proteínas mais consumidas pelos brasileiros (aves, suína e bovina).
ADIDOS AGRÍCOLAS
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, da abertura oficial do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília-DF. Na ocasião, o ministro Carlos Fávaro destacou o papel fundamental das adidâncias agrícolas para o crescimento do comércio brasileiro no exterior.
PRÊMIO AGRO BRASIL 2025
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil entregou, em uma cerimônia na sede da entidade, o Prêmio CNA Agro Brasil 2025 a profissionais nas categorias “Destaque”, “Política”, “Pesquisa e Desenvolvimento” e “Comunicação”. Os homenageados nas quatro categorias do prêmio foram Roberto Rodrigues (Destaque); Arnaldo Jardim (Política); Alfredo Kingo Oyama Homma (Pesquisa e Desenvolvimento); e Eduardo Oinegue (Comunicação).
FUTURO DO RENOVABIO
O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), participou do Café da Manhã “RenovaBio: Retrospectiva e Perspectivas”, promovido pela Comissão de Bioenergia do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). O evento reuniu especialistas, representantes do governo, pesquisadores, assessores parlamentares e entidades do setor para avaliar os avanços do Programa RenovaBio e debater seus desafios e caminhos futuros, essenciais para a política energética e de sustentabilidade do país.
GREEN RIO 2025
Os três centros de pesquisa da Empresa no estado – Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Agrobiologia e Embrapa Solos – estiveram juntos em um estande institucional no Green Rio / Blue Economy Rio Summit 2025, que aconteceu, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). As tecnologias selecionadas para apresentação ao público do evento refletiram soluções que conectam solo, planta, processos industriais e consumidor final, com foco em sustentabilidade, segurança de alimentos e agregação de valor à produção agropecuária.
NOVAS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR
O Instituto Agronômico (IAC-Apta) irá apresentar duas novas variedades de cana-de-açúcar para o Centro-Sul do Brasil. Essas variedades ampliam as opções de diversificação varietal, contribuindo para a competitividade e a resiliência da canavicultura paulista e brasileira. Esta é a 23ª liberação do Programa Cana IAC e foi realizada em Ribeirão Preto. “As variedades representam a evolução do programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar do Instituto Agronômico, destacando-se pela alta produtividade agroindustrial e características que facilitam os manejos ao longo dos ciclos produtivos”, comenta Marcos Landell, líder do Programa Cana IAC.
SAÚDE AO CAMPO
Um projeto inédito firmado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Einstein Hospital Israelita vai levar mais saúde ao campo e fortalecer as diretrizes do Senar voltadas à promoção da qualidade de vida de produtores rurais, seus familiares e trabalhadores. O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, assinaram o contrato, na Unidade Morumbi do Einstein, em São Paulo. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista

