Por Tiago Mendonça
Faltando cinco etapas para o encerramento da temporada, a Fórmula 1 viaja aos 2.200 metros de altitude do Autódromo Hermanos Rodríguez para o GP da Cidade do México, um dos mais desafiadores da temporada. O ar rarefeito exige um ajuste único, com os carros utilizando cargas aerodinâmicas semelhantes às de Mônaco, para garantir mais aderência nas curvas, mas ao mesmo tempo atingindo velocidades similares às de Monza.
Outro fator importante devido ao baixo índice de oxigênio é a refrigeração das unidades de potência e dos freios. Em geral, as equipes precisam dar atenção especial a estes itens, criando aberturas maiores nas carenagens.
Se na altitude os carros aspirados perdiam potência, este não é mais um problema para a F1 atual, já que a turbina é capaz de girar mais rápido para compensar esse déficit de ar. Mas isso gera uma outra preocupação: a durabilidade, por conta do superaquecimento. Essa prova carrega um índice de abandonos muito superior às demais. Em 2017, por exemplo, foram cinco quebras mecânicas.
Em um momento em que as unidades de potência já estão consideravelmente desgastadas (após 19 corridas), certamente é um fator a ser observado.
Na disputa pelo título, a briga segue aberta. Oscar Piastri lidera com 14 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe, Lando Norris. Mas o momento parece ser de Max Verstappen, terceiro colocado na tabela de pontos, que agora está a 40 pontos do líder. Ainda há 141 pontos em jogo, considerando as cinco etapas restantes e mais duas provas sprint.
Embora Verstappen precise de uma atuação perfeita nas próximas corridas para reduzir a vantagem dos pilotos da McLaren, a equipe já demonstra uma preocupação natural com a ascensão dele e da Red Bull. A equipe de Verstappen segue introduzindo novidades no carro, enquanto a McLaren já há alguns meses concentrou seus esforços no modelo de 2026.
Isso trouxe uma queda de desempenho para a McLaren, que ligou o sinal de alerta. “Nós temos de estar preparados para o fato da Red Bull ser a equipe mais competitiva em todas as corridas finais”, admitiu Andrea Stella, chefe da equipe, que pelo menos já assegurou a conquista do Mundial de Construtores por antecipação. O GP da Cidade do México, no domingo, será às 17h no horário de Brasília, com transmissão da Band.
Legenda: Oscar Piastri lidera o Mundial
Foto: McLaren

