Por Járcio Baldi de Misano
Final de semana de MotoGP em Misano. Mais uma vez na Itália, onde o paddock fica abarrotado de fãs. Esta é a 32ª vez que Misano sedia um Grande Prêmio. O primeiro GP a acontecer aqui foi em 1980, e a prova teve mais de 40 voltas no circuito de 3,48km no sentido anti-horário, vencida por Kenny Roberts pai. Misano sediou 10 GPs entre 1980 e 1993, antes de uma pausa de 13 anos após o acidente em que Wayne Rainey ficou paraplégico, no ano de 1993.
Quando as corridas de moto retornaram a Misano em 2007, o circuito foi revisado, com 4,18 km e até hoje ocorrem no sentido horário. Desde 2007 o maior vencedor no circuito é Marc Marquez com cinco triunfos. Mas se observarmos em relação às fábricas o domínio é da Yamaha, que domina com oito vitórias, seguida pela Ducati com sete e Honda seis. Marc terá a chance de conquistar o título no próximo Grande Prêmio do Japão se não conceder mais de 34 pontos a Alex Márquez durante no GP de Misano.
Nessa semana houve a confirmação de que, a MotoE entrará em recesso indefinido após a temporada sem data para retorno. Infelizmente, já que temos o Eric Granado disputando a categoria e voltando à sua grande forma e que obteve a pole aqui em Misano. Jorge Viegas, Presidente da FIM declarou que a categoria não atingiu os objetivos esperados.
Carmelo Espeleta, CEO da Dorna proferiu: “A MotoE proporcionou uma ação incrível nas pistas”. “Ao mesmo tempo devemos ser igualmente destemidos em ouvir nossa base de fãs”. “Ao fazer isso, juntamente com a FIM, decidimos que é o momento certo para colocar a MotoE em hiato no final desta temporada” finalizou Espeleta. Apesar das corridas da MotoE serem bastante disputadas, creio que a falta do som dos motores não fez a categoria alçar voo.
Franco Morbidelli recebeu uma punição de perda de 10 minutos no primeiro treino da sexta feira. Mesmo assim o piloto ítalo-brasileiro ficou com o melhor tempo do treino. De acordo com fontes, os fiscais estão dispostos a dar punições mais duras ao piloto caso novos episódios aconteçam. Os comissários deram a Morbidelli e sua equipe VR46 um ultimato para melhorar seu comportamento ou enfrentar uma suspensão de corrida, fato esse que foi confirmado pelo Chefe da Equipe Pablo Nieto. “Temos que tomar um pouco mais de cuidado na primeira parte da corrida, onde há mais estresse e chances de cometer mais erros” disse o espanhol.
Quando perguntei a Morbidelli se, caso haja um novo incidente com o risco de ter uma punição mais severa como uma passagem pelos boxes, o levaria a mudar seu estilo de pilotagem, respondeu: “Definitivamente não. Ser menos agressivo ou arriscar menos em ultrapassagens seria uma vantagem aos adversários, que estariam apostando nisso, não existe um senso nessa possibilidade”. “Devo ter mais atenção em determinados movimentos, ser talvez um pouco menos agressivo e mais preciso, e caso haja algum erro devo pagar a pena e ficar calado” finalizou.
No GP de Misano também acontece a estreia da nova moto da Yamaha com motor V4. Andrea Dovizioso, atualmente trabalhando como piloto de testes da Yamaha e também como consultor dos pilotos da fábrica dos três diapasões, falou sobre esse novo projeto do time. “Nunca pensei que retornaria à MotoGP para um projeto tão grande e complexo”. “O esforço da Yamaha em construir um novo motorV4 de 1000cc, para competir apenas uma temporada é algo muito louvável”. “É um projeto ambicioso para realmente voltar ao topo da categoria” disse. Quando perguntado se voltaria a uma prova com um “wild card” respondeu: “Seria muito interessante, mas não faria sentido, o Augusto (Fernadez) é a pessoa certa para isso, porque é um piloto técnico que sente o que está fazendo, o que é bastante raro, além disso ele é jovem e eu não”. Respondeu com um sorriso.
As provas da MotoE acontecem às 7:10h e 11:10h desse sábado, e no domingo a corrida da MotoGP será às 9:00h da manhã com transmissão pela ESPN.
Legenda: Franco Morbidelli corre em casa nesse final de semana
Foto: Jarcio Baldi