Por Tiago Mendonça
Depois do erro cometido no Canadá, quando bateu na traseira do carro do companheiro de equipe, Lando Norris precisava responder aos críticos, principalmente para recuperar suas chances na disputa pelo título. E foi exatamente o que ele fez no GP da Áustria, disputado no último domingo, 29.
Norris teve um fim de semana absolutamente dominante em Spielberg, na 11ª etapa do Mundial de Fórmula 1. Ele foi o mais rápido nas três fases da classificação e registrou a pole position com mais de meio segundo de vantagem. Durante a corrida, só perdeu a liderança quando foi aos boxes trocar pneus.
Não que tenha sido uma vitória fácil, muito pelo contrário. Largando em terceiro, Oscar Piastri tomou a segunda posição de Charles Leclerc, da Ferrari, logo na primeira curva, e passou a pressionar o companheiro de equipe. Os dois tiveram um duelo aberto pela vitória, com a anuência da McLaren, e terminaram a prova separados por apenas 2s6.
Em determinado momento da prova, Piastri chegou a errar o cálculo na freada da curva 4, e por pouco não atingiu Norris. A vitória permitiu ao piloto britânico reduzir a vantagem do rival na liderança do campeonato. Agora, Piastri está 15 pontos à frente de Norris (diferença que era de 22).
A Ferrari garantiu mais um pódio, com Charles Leclerc em terceiro. Lewis Hamilton acabou na quarta posição. George Russell foi o quinto colocado. Max Verstappen abandonou a prova logo na primeira volta, depois de ser atingido por Andrea Kimi Antonelli. O piloto italiano foi punido pelo incidente e perderá três posições no grid na próxima etapa.
A corrida da Áustria marcou ainda os primeiros pontos do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto na Fórmula 1. No sábado, ele levou a Sauber pela primeira vez ao Q3 neste ano, a terceira e última fase do classificatório. No domingo, teve um desempenho bastante consistente e terminou em oitavo lugar, tornando-se o brasileiro mais jovem da história a marcar pontos, superando o recorde que era de Felipe Massa.
Tudo isso com direito a duelo com o bicampeão mundial Fernando Alonso nas últimas voltas. A Sauber já vinha ganhando desempenho ao longo da temporada e estreou um novo assoalho em Spielberg, o que ajudou Bortoleto a ficar todos os treinos entre os dez primeiros colocados.
A Fórmula 1 volta agora ao circuito de Silverstone, na Inglaterra, para a 12ª etapa, que será disputada já neste fim de semana. No ano passado, a corrida teve uma verdadeira festa britânica, com pole position de George Russell e vitória de Lewis Hamilton, ambos pela Mercedes.
Legenda: Gabriel Bortoletto marcou os primeiros pontos
Foto/ Sauber