Por Tiago Mendonça
Uma ultrapassagem espetacular logo na largada e uma vitória inesperada no GP da Emilia-Romagna, em Imola, reascenderam as chances de Max Verstappen no Mundial de Fórmula 1. Em um circuito de difíceis ultrapassagens, estava claro que a largada seria decisiva para a definição do resultado. E foi exatamente o que aconteceu.
Pole position, Oscar Piastri saltou à frente e manteve a linha interna, mais defensiva, para o contorno da primeira curva. Mas acabou freando cedo demais e viu Max Verstappen se colocar lado a lado com ele, por fora, no contorno da primeira perna da Tamburello. Na segunda perna, Verstappen tinha a preferência e acabou tomando a primeira posição do australiano.
O fato de Piastri frear mais cedo e fora do traçado ideal surpreendeu até o terceiro colocado, George Russell, que tinha largado melhor do que todos eles e estava colado na traseira de Piastri, pronto para tomar a segunda posição de Verstappen. Piastri reconheceu o descuido na largada, mas a verdade é que esse foi apenas um dos elementos que atrapalharam a corrida dele.
A estratégia de parar mais cedo, na 13ª volta de um total de 63, também não foi a mais acertada. Os adversários que carregaram a parada mais para frente acabaram se dando melhor em razão do regime de safety-car virtual, aplicado por conta da quebra de Esteban Ocon. Parando na 29ª volta, eles perderam menos tempo do que Piastri.
Mais tarde, na parte final da prova, Piastri ainda foi superado pelo companheiro de equipe Lando Norris. Classificação final: Verstappen em primeiro, Norris em segundo, Piastri em terceiro. Foi a quarta vitória consecutiva para Verstappen em Imola. Esta, com um sabor especial para celebrar no melhor estilo os 400 Grandes Prêmios da Red Bull.
Verstappen chegou a 65 vitórias na carreira, e segue como terceiro colocado nesta estatística, atrás de Hamilton, com 105, e Schumacher, com 91. Por falar em Hamilton, o heptacampeão acabou salvando o que poderia ter sido um fim de semana muito ruim para a Ferrari. Correndo em casa, a equipe italiana não colocou nenhum carro no Q3, a terceira fase da classificação.
Foi a primeira vez que eles foram tão mal em imola. Mas na corrida, ele impôs um bom ritmo e conseguiu ficar com a quarta posição. Alexander Albon teve uma ótima corrida com a Williams e terminou em quinto. Charles Leclerc foi o sexto, George Russell o sétimo, Carlos Sainz Jr. o oitavo e Isack Hadjar e Yuki Tsunoda completaram a zona de pontuação.
O campeonato agora apresenta Piastri em primeiro com 146 pontos, seguido por Norris com 133 e Verstappen com 124. Entre os Construtores, a McLaren tem a liderança com 279 pontos e a Mercedes é a vice-líder, com 147. A Red Bull aparece em terceiro, com 131. A próxima etapa será o tradicionalíssimo GP de Mônaco, nas ruas de Monte Carlo.
Um circuito de boas lembranças para o automobilismo brasileiro. O recorde de vitórias ainda pertence a Ayrton Senna, que ganhou seis vezes. No ano passado, a corrida foi vencida pelo monegasco Charles Leclerc, correndo em casa pela Ferrari.
Legenda: Max Verstappen
Foto: Red Bull Content Pool